EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A FAMÍLIA NO PROJETO DE VIDA: É PARA SEMPRE?

Por Pe. João Mendonça, sdb –

No Brasil salesiano, a presença de paroquias confiadas às nossas inspetorias é uma realidade surpreendente. Somos 73 paroquias. É um desafio pastoral tremendo e ao mesmo tempo uma grande vantagem de estarmos presentes na ponta da evangelização com uma proposta que faz a diferença, ou seja, ser paróquia missionária para os jovens. Foi a partir desta constatação que nos reunimos de 27 a 29 de setembro de 2016 em Brasília, 52 párocos que formamos a Rede Salesiana de Paróquias (RSP). Nosso principal objetivo é ser uma presença profética no meio do Povo de Deus como animadora da vida, sobretudo com o carisma salesiano privilegiando todas as forças e serviços que uma paróquia tem, no entanto, nosso olhar carismático se volta aos jovens de classes populares, a catequese, as famílias e a devoção a Maria Auxiliadora. Este diferencial é para nós uma clara manifestação da nossa fidelidade criativa a Dom Bosco.

Neste 4º. encontro nacional tivemos como eixo a reflexão sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, que nos foi apresentada pelo padre Dehoniano Mário Marcelo Coelho. A partir do corpo da exortação ele nos ajudou a perceber que este documento, fruto de consultas a vários categorias de pessoas e de dois Sínodos (2014 e 2015), quer ser um programa de evangelização da família e não um corpo doutrinário com definições dogmáticas. A partir dos capítulos 6º. e 8º., o assessor nos ajudou a entender que papa Francisco reconhece muito bem a grande diversidade da catolicidade e, por isto, não fecha as questões em normas, mas abre portas e janelas para que nas realidades locais as famílias, principais sujeitos da evangelização, e os agentes da evangelização, padres, religiosos, religiosas, bispos, seminaristas e leigos e leigas, possam agir de forma mais realista respeitando, é claro,  o magistério da Igreja, mas também sabendo discernir, acompanhar e decidir à luz dos sofrimentos de homens e mulheres recasados, crianças e jovens, avós, avôs, tios e tias, mães e pais de família que vivem às vezes dramas tremendos, e que precisam encontrar na Igreja o doce alívio e a inserção na ação missionária sem se sentirem excomungados ou vistos com preconceitos, mas acolhidos como filhos e filhas da mãe  Igreja que abraça e beija a todos com o mesmo carinho. Não podemos ser, insistiu o padre Mário, o filho mais velho da parábola do filho prodigo que não aceitou o processo de conversão do irmão mais novo e o perdão do pai, mas permaneceu indiferente com o dedo apontado para ele condenando-o e mantendo-se fora da casa paterna. Esta atitude não pode ser a nossa de párocos e comunidades paroquiais.

No entanto, a exortação causou em muitos um sentimento de frustação porque não mudou tudo, nem propôs uma nova doutrina, mas sim uma nova hermenêutica, na qual devolve a capacidade de reflexão e decisão aos sujeitos da evangelização. Por tanto, as questões como aborto, matrimônio homoafetivo, contracepção, ideologia de gênero, tratamento de fertilidade e recasados, não tiveram uma benção papal, mas uma posição mais conforme o contexto da misericórdia, onde, à luz do Evangelho, elas devem ser tratadas com todo respeito sem, contudo, criar uma doutrina paralela ao pensamento comum da Igreja. A exortação está ainda num processo de assimilação, segundo padre Mário, e daqui a dez anos ela estará muito mais amadurecida, por isto, a nossa praxe evangelizadora deve seguir a gradualidade de cada caso para buscar sempre a resposta certa, na hora certa e no tempo certo.

Tivemos também a oportunidade de refletir sobre a paróquia salesiana à luz do Capítulo Geral 27, apresentada pelo padre Natale Vitali, regional cone Sul, que apresentou os ensinamentos dos documentos da Congregação sobre a natureza da paróquia salesiana e insistiu também que devemos estar sintonizados com os pronunciamentos da CNBB a respeito. A paróquia salesiana está inserida num contexto eclesial complexo e o mais importante é manter sua identidade carismática fazendo de forma harmônica a fidelidade a Igreja local e aos princípios do carisma salesiano.

Foi muito proveitosa a partilha que realizamos sobre experiências na paróquia que estão dando certo. Para isto, cada inspetoria foi convidada a partilhar uma ação evangelizadora de êxito. A inspetoria de São Paulo apresentou o voluntariado jovem; Recife e Porto Alegre, a experiência da AJS; Manaus apresentou a catequese a partir da metodologia da iniciação; Campo Grande o projeto da paróquia universitária e Belo Horizonte o esboço do projeto pastoral para as paroquias. Todas estas experiências são ricas e com particularidades que merecem ser articuladas pela RSP para nos ajudar a crescer nos elementos comuns da evangelização.

Outro momento valioso foi a reflexão sobre o olhar misericordioso de Deus que realizamos como um momento de parada e exame de consciência para buscarmos nEle esta realidade tão importante que é sentir-se amado para poder amar mais e trabalhar movidos pela misericórdia. Fomos ajudados pelo padre Ricardo Mole de BH. Por fim, padre Nivaldo Pessinatti, inspetor do Nordeste, iluminou ainda mais a compreensão da Rede Salesiana Brasil e nos ajudou e ver o lugar das paróquias salesianas dentro do dinamismo de Rede.

Esses dias de estudo e partilha nos ajudaram a renovar nosso trabalho e crença na família. Ela é um projeto de Deus que vive tempos de mudanças e nos aponta novas possibilidades. O importante é adquirir a sensibilidade para perceber os sinais dos tempos, acompanhar os processos e as famílias, sobretudo os recasados, discernindo os desafios que aparecem e saber que este projeto familiar de Deus é para sempre, embora as mudanças neste tempo liquido e sua complexidade, exijam de nós maior preparo, abertura e clareza, como bem nos pede o papa na exortação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀