EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A comunicação é fator integrante nas relações interpessoais

A comunicação é fator integrante nas relações. Sem ela , sabemos que os acontecimentos não atingem o seu devido objetivo. Não há entendimento entre as pessoas se estas não se comunicam ou trocam entre si informações. Com todo os esforços feitos, entre os povos de uma comunicação clara; ainda encontramos dificuldades no que se refere ao relacionamento entre as nações do planeta. Quantas injustiças, quantos desmandos, quantas atitudes absurdas em relação à justiça e à paz; tudo isso porque a comunicação na maioria das vezes é acrescida de ruídos o que impede ao emissor transmitir com a devida precisão a verdade da mensagem, favorecendo ao receptor ouvir um comunicado distorcido.


Muitas uma vez estamos chegando até você com mais um ruído, por que a maneira como se elaborou a comunicação foi carregada de preconceitos e políticas escusas ou até mesmo medíocre, por encontrei no interlocutor uma ameaça para as minhas intenções pouco claras e benévolas.


Esperamos que a história amadurecida e a verdade clareada, nos ajude a criar a possibilidade de diminuir cada vez mais as dificuldades de comunicação entre nós e assim mudar as relações abrindo espaço para uma sincera articulação de forças em todos os campos de nosso trabalho educativo pastoral.


Vamos entrar em um grande momento de confraternização que é o Natal. Considerando o preparo que possuímos, acreditamos que as bênçãos deixadas por este momento, desarticulem os corações rancorosos ou cheios de desamor, o que as vezes nos leva a criar momentos desagradáveis favorecendo contra-testemunho junto aos jovens e/ou outras pessoas que ainda acreditam em nós.
Talvez este texto provoque em nós sentimento infantilizado ou quem sabe de profunda reflexão naquilo que fazemos ou provocamos com a nossa postura pessoal. Sabemos, portanto que sonhar não faz mal, por isso ousamos sonhar com uma igreja e, com ela a inspetoria cheias de pessoas que sonham e se comunicam sem ruídos. Se somos do tamanho de nossos sonhos, quanto mais sonhamos e transformamos nossos sonhos em realidade mais o ambiente onde estamos cresce e com ele pode crescer seus componentes, diminuindo com isso as mazelas das incompreensões estreitando o espaço de ação do incompetentes e daqueles que só se movem abastecidos pela pequenez de ação inescrupulosa a fim de se dá bem em detrimento dos outros. O fundador da empresa de consultoria dedicada à estratégia empresarial, César Souza; nos traz a seguinte reflexão quanto aos sonhos e a trajetória dos sonhadores independente dos atrapalhos e atrapalhadores: “…O professor de Química de um colégio estadual de Bauru, no interior paulista, não poderia imaginar que numa de suas aulas começaria a brotar um sonho que deu origem a uma das empresas brasileiras de maior projeção mundial. No dia 23 de de outubro de 1946, o Professor Sérgio de Castro lembrou o aniversário do vôo pioneiro de Alberto Santos Dumont. A terminar o relato, um de seus alunos, de quase 16 anos perguntou: Se tivemos um Santos Dumont e temos um país tão grande, porque o Brasil não fabrica aviões? O adolescente era Ozires Silva, que em 1970 fundaria a Embraer, hoje a quarta maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo…”



Belém 13 de dezembro de 2005



Pe José Maria de Souza Barbosa-SDB



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀