EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A CEIA: DIA MEMORÁVEL

Por Pe. Mendonça, sdb / Paroquia Nossa Senhora das Graças –

A Ceia é uma experiência que permanece quando o fato que a acompanha é vital. Aquela do Egito foi memorável para os judeus. Foi a noite da libertação. Era para comer em família, um cordeiro sem defeito e não poderia sobrar nada. Era para comer com pressa e em atitude de fuga. Era a passagem de Deus em meio ao seu povo. Era um Deus desconhecido para eles, que fazia grandes prodígios, porém ainda desconhecido.

A outra Ceia será a de Jesus. Ele manda preparar. Reúne os seus discípulos e come com eles num clima de despedida e traição. Paulo recebeu esta tradição e exorta os cristãos a fazerem memória não daquela do Egito, mas da nova e eterna Ceia da Aliança, na qual Jesus abençoou o Pão e o Vinho e disse, “isto é meu sangue e meu corpo”, comam em memória de mim. A Ceia do Senhor é a revelação da presença eterna de Deus entre nós como alimento perene de vida, até a ceia definitiva. Ela perpassa os tempos e as festas. É a única Ceia que permaneceu na mente e no coração de todos nós porque a partilha nos torna fraternos:

E todos repartiram o pão e não havia necessitados entre eles (bis) Nossos irmãos repartiam os seus bens; fraternalmente tinham tudo em comum; e era grande a alegria e união, no dia-a-dia e ao partir o pão.

Ele está presente no meio de nós e nos manda fazer o que ele fez; assim como um dia também numa festa Maria disse: FAÇAM TUDO O QUE ELE MANDAR (Jo 2, 5). É preciso fazer o que Jesus manda. Obedecê-lo! O verdadeiro discípulo de Jesus faz a vontade do mestre. Por isto a Igreja dá graças ao Senhor com o Salmo 115 e ergue o cálice da Salvação para agradecer a Deus por todas as graças e curas que recebe pelo dom da Eucaristia. O pão partilhado para servir melhor o mundo faminto de Deus. Esta fome de Deus tem que continuar. Nunca podemos perder a fome de Deus. A Eucaristia é assim comida de vida eterna:

Eucaristia nosso alimento. Força e sustento de um povo a caminhar. Eucaristia, nosso compromisso de estarmos a serviço do Reino de Deus.

É isto mesmo. A Eucaristia nos ensina a estar em caminho e a serviço. Por isto Jesus lavou os pés dos discípulos na Ceia. Com este gesto ele nos ensina que a vida é serviço. Quem come do corpo do Senhor terá vida e se transformará nEle, fonte de água viva, para rejeitar todo tipo de fome, sobretudo:

– a fome da justiça;
– a fome de paz;
– a fome de saúde;
– A fome de preservar a natureza;
– A fome de dignidade;
– A fome de perdão;
– A fome de amar e ser amado;
– A fome de viver em comunidade fraterna;
– A fome de ser gente feliz;
Deus é alimento para um mundo faminto, mas a fome do pão material, pão
– do desemprego
– da injustiça
– da indiferença
– da violência
– da doença

Esta fome precisa acabar. Por isto, na medida em que, cada um de nós lavar os pés uns dos outros – serviço – em casa, no trabalho, na comunidade, nas relações, estaremos saciando a fome do mundo. Que esta Ceia esteja sempre em nossa memória para saciar a nossa fome de Deus. E vocês catecúmenos que hoje serão batizados, receberão o Crisma e a Eucaristia, nunca esqueçam de estar unidos a Ele neste dom recebido. Rezemos juntos:

Bendito seja Deus! Que nos deu seu Corpo e Sangue! A Ceia da eterna felicidade. Para sermos servidores uns dos outros. E assim vivermos felizes. Que o teu Corpo, Senhor, me fortaleça e me ajude a servir, amar e perdoar. Assim Seja!

Recordo aqui uma canção que nos fala de uma presença, de boas memórias, de repensar o presente e projetar o futuro. Isto nos ajuda também a entender o valor da Eucaristia.

17884598_1264690543646052_7255832212223984449_n 17884399_1264690610312712_7411195812248079040_n 17883606_1264690540312719_2690598169354878627_n 17759736_1264690546979385_4491724849956650728_n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀