EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A BELEZA DA EXPERIÊNCIA DO VOLUNTARIADO JUVENIL

Por Pe Antonio de Assis Ribeiro (Pe Bira) –
A ISMA (Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia) tem um projeto de promoção do Voluntariado Juvenil chamado VIVA: Voluntariado Inspetorial Vida na Amazônia que é dinamizado pela Pastoral Juvenil.
O voluntariado é uma das escolhas mais significativas reveladoras de maturidade humana manifestando altruísmo e solidariedade. Bem-aventurados os voluntários comprometidos na promoção do bem!
O projeto VIVA acolhe a disponibilidade de jovens e adultos que querem, gratuitamente, servir aos mais necessitados onde trabalhamos na Amazônia: sobretudo, nos Centros Juvenis, Centros missionários, no acompanhamento de comunidades ribeirinhas e indígenas…

Desenvolvendo as mais variadas atividades possíveis.
A procura pelo voluntariado juvenil tem crescido nos últimos anos, tanto em nível nacional como também internacional. A experiência do voluntariado está aberta para jovens brasileiros e estrangeiros. Neste ano já recebemos 8 estrangeiros (de Portugal, Suiça e Itália) e 10 brasileiros (dos estados Pará, Amazonas e Rondônia). O tempo da experiência do voluntariado varia de acordo com a situação cada um, em geral dura de 2 meses a 2 anos.

 

TESTEMUNHO DAS JOVENS
Aqui está a experiência das jovens portuguesas Inês Sarmento e Manuela Pinheiro, ambas da cidade de Aveiro. Vejamos o que dizem:
“Quando decidimos vir em Missão, fizemo-lo imbuídas de uma única esperança: a vontade imensa de nos despojarmos do “nosso mundo” e abraçarmos uma realidade diferente, que nos permitisse sair da “crosta” do nosso egoísmo e dedicarmo-nos inteiramente ao outro.
Passado este tempo (cerca de 3 meses em São Gabriel da Cachoeira – Am), e com o aproximar do momento do regresso ao “nosso mundo”, podemos afirmar, com satisfação, que essa missão foi simultaneamente o TUDO e o NADA que imaginávamos, prevíamos no dia da partida.
Foi o “Tudo” que projetamos, porque “em tudo” foi efetivamente diferente… foi o contactar com uma realidade tão singular e tão distante do mundo que conhecemos por nosso. Mas foi igualmente o “nada” em relação ao que imaginávamos, pois, por mais que procurássemos prever “cenários”, recolher testemunhos, experiências ou “estudar” a Amazônia “dos livros”, nada é comparável ao que realmente vivenciamos! Percebemos que cada experiência é única e, como tal, indizível e imensurável nestas parcas linhas. Desta Amazónia de infinitos contrastes levamos o Amor e a Gratidão, que floresce ao sabor da Fé. E porque nunca é demais agradecer: Muito Obrigada por tudo!”

(Inês e Manuela)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀