Papa assina primeira Exortação Apostólica Evangelii Gaudium
Roma/IT- A mídia já afirma que a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco, intitulada “Evangelium Gaudium- A alegria do Evangelho”, trata-se da maior reforma da igreja católica nos últimos 50 anos.
Comentários exagerados à parte, o papa apresenta nessas páginas uma espécie de projeto de pontificado (tal como fez o Papa João Paulo II com a Redemptor Hominis). O documento foi apresentado na cerimônia de encerramento do ano da fé e detalhado em coletiva de imprensa na terça-feira (26), pela manhã.
A mídia faz alarme sobre o que o Papa Francisco chama de “conversão do papado” e um participação intensa das mulheres na vida eclesial, bem como de protagonismo dos jovens e a abertura do clero as necessidades atuais dos fiéis. Coisas que parecem inovadoras aos ouvidos de quem, há algum tempo, não acompanha de perto a vida da Igreja.
O Papa propõe ainda o avanço no cumprimento do Concilio, que, há cinquenta anos já propunha a necessidade da colegialidade dos bispos (“descentralização”) e o respeito à diversidade cultural nas celebrações e denunciava qualquer sistema econômico que trate os marginalize os pobres e promova o enriquecimento ilícito de alguns privilegiados, como o Papa Francisco reitera em sua exortação.
Para nós salesianos, o tema da Exortação Apostólica é um convite para aprofundarmos nosso programa da Estreia deste ano: “Educar os jovens na pedagogia da bondade através do Evangelho da Alegria”.
Sem muito das “novidades” esperadas pela mídia internacional, mas pleno da novidade do Evangelho, sempre novo e renovador!
Segue o texto na íntegra da Exortação Apostólica.
S. Augusto Rodrigues, sdb Comissão Inspetorial de Comunicação