EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A Alegria do Evangelho

Papa assina primeira Exortação Apostólica Evangelii Gaudium

 

Roma/IT- A mídia já afirma que a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco, intitulada “Evangelium Gaudium- A alegria do Evangelho”, trata-se da maior reforma da igreja católica nos últimos 50 anos.

Comentários exagerados à parte, o papa apresenta nessas páginas uma espécie de projeto de pontificado (tal como fez o Papa João Paulo II com a Redemptor Hominis). O documento foi apresentado na cerimônia de encerramento do ano da fé e detalhado em coletiva de imprensa na terça-feira (26), pela manhã.

A mídia faz alarme sobre o que o Papa Francisco chama de “conversão do papado” e um participação intensa das mulheres na vida eclesial, bem como de protagonismo dos jovens e a abertura do clero as necessidades atuais dos fiéis. Coisas que parecem inovadoras aos ouvidos de quem, há algum tempo, não acompanha de perto a vida da Igreja.

O Papa propõe ainda o avanço no cumprimento do Concilio, que, há cinquenta anos já propunha a necessidade da colegialidade dos bispos (“descentralização”) e o respeito à diversidade cultural nas celebrações e denunciava qualquer sistema econômico que trate os marginalize os pobres e promova o enriquecimento ilícito de alguns privilegiados, como o Papa Francisco reitera em sua exortação.

Para nós salesianos, o tema da Exortação Apostólica é um convite para aprofundarmos nosso programa da Estreia deste ano: “Educar os jovens na pedagogia da bondade através do Evangelho da Alegria”.

Sem muito das “novidades” esperadas pela mídia internacional, mas pleno da novidade do Evangelho, sempre novo e renovador!

Segue o texto na íntegra da Exortação Apostólica.

 EvangeliiGaudium-EXORTAÇÃO APOSTÓLICA.Papa Francisco

S. Augusto Rodrigues, sdb
Comissão Inspetorial de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀