EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A Alegria do Evangelho

Papa assina primeira Exortação Apostólica Evangelii Gaudium

 

Roma/IT- A mídia já afirma que a primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco, intitulada “Evangelium Gaudium- A alegria do Evangelho”, trata-se da maior reforma da igreja católica nos últimos 50 anos.

Comentários exagerados à parte, o papa apresenta nessas páginas uma espécie de projeto de pontificado (tal como fez o Papa João Paulo II com a Redemptor Hominis). O documento foi apresentado na cerimônia de encerramento do ano da fé e detalhado em coletiva de imprensa na terça-feira (26), pela manhã.

A mídia faz alarme sobre o que o Papa Francisco chama de “conversão do papado” e um participação intensa das mulheres na vida eclesial, bem como de protagonismo dos jovens e a abertura do clero as necessidades atuais dos fiéis. Coisas que parecem inovadoras aos ouvidos de quem, há algum tempo, não acompanha de perto a vida da Igreja.

O Papa propõe ainda o avanço no cumprimento do Concilio, que, há cinquenta anos já propunha a necessidade da colegialidade dos bispos (“descentralização”) e o respeito à diversidade cultural nas celebrações e denunciava qualquer sistema econômico que trate os marginalize os pobres e promova o enriquecimento ilícito de alguns privilegiados, como o Papa Francisco reitera em sua exortação.

Para nós salesianos, o tema da Exortação Apostólica é um convite para aprofundarmos nosso programa da Estreia deste ano: “Educar os jovens na pedagogia da bondade através do Evangelho da Alegria”.

Sem muito das “novidades” esperadas pela mídia internacional, mas pleno da novidade do Evangelho, sempre novo e renovador!

Segue o texto na íntegra da Exortação Apostólica.

 EvangeliiGaudium-EXORTAÇÃO APOSTÓLICA.Papa Francisco

S. Augusto Rodrigues, sdb
Comissão Inspetorial de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀