EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

8 de Dezembro – Solenidade da Imaculada Conceição

8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição.

Mais do que memória ou festa de um dos santos de Deus, neste dia estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos.

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova.

A presença na vida de Dom Bosco

——————

Encontro com Bartolomeu Garelli, o início da obra salesiana.
Encontro com Bartolomeu Garelli, o início da obra salesiana.

O dia 8 de dezembro é um feriado, em várias cidades brasileiras, por ser marcado pelos festejos de Nossa Senhora Imaculada Conceição. A santa é também padroeira do Amazonas e anualmente recebe honrarias e festejo. O que pouca gente sabe é a importância da Imaculada na história de vida de Dom Bosco, sendo que a festa marca a origem do carisma salesiano.

Maria sempre esteve ativamente presente na vida de Dom Bosco. Ele foi educado em um ambiente profundamente mariano na tradição da igreja local e no seio familiar. Na origem da vocação e missão do santo, a mãe de Jesus se apresenta como a “Pastora dos jovens”.

Na história de vida de Dom Bosco, observa-se a afeição por Maria e a forma com que, desde novo, o santo dos jovens soube acolher o jeito de educar mariano. Para ele, a mãe de Jesus representava uma experiência vital. Maria tornou-se a inspiradora e mestra do santo.

8 de dezembro

As ligações histórias do 8 de dezembro com a vida de Dom Bosco estão identificadas nos primeiros vinte anos do seu ministério sacerdotal:

* 8 de dezembro de 1841

Foi nesta data que Dom Bosco encontrou Bartolomeo Garelli. O jovem estava sendo expulso por um sacristão quando o santo interveio, conversou com ele e tornou-se seu amigo. Foi o início da obra evangelizadora. O momento aconteceu após a oração de uma fervorosa Ave Maria e antes da missa da festa da Imaculada Conceição na igreja de São Francisco de Assis em Turim.

* 8 de dezembro de 1854

Data e ano que ocorreu a proclamação do dogma da Imaculada Conceição de Maria declarado pelo papa Pio XI na bula “Ineffabilis Deus”. A doutrina ensina que a mãe de Deus foi concebida sem mancha por um especial privilégio divino.

Datas próximas ao dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ligadas à vida de Dom Bosco:

– No dia 9 de dezembro de 1855, ocorreu a fundação do grupo “União das Filhas de Maria Pia Imaculada”, da qual Maria Domingas Mazzarello foi a mais atuante. Dezessete anos depois, Dom Bosco funda, juntamente com ela e com algumas companheiras, o Instituto das FMA.

– No dia 18 de dezembro de 1859, houve a fundação oficial da Sociedade Salesiana. Dos 16 jovens que se comprometeram com Dom Bosco naquela noite, 15 são da Companhia da Imaculada.

As intervenções de Maria na vida de Dom Bosco revelam seu auxílio na obra educativa.

Dom Bosco, portanto, se inspirou no “sim” de Maria quando o anjo lhe disse:

“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim.” (Lucas 1, 30 – 33)

Fonte: Inspetoria Laura Vicuña.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀