EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

7º FÓRUM NACIONAL DE ASSESSORES DA PJ

De 25 a 28 de fevereiro, aconteceu em Goiânia (GO), no Centro de Pastoral Dom Fernando, o 7º Fórum Nacional de Assessores(as) das Pastorais da Juventude do Brasil. Estavam presentes 96 pessoas entre assessores(as) e convidados(as).

A temática para o estudo e reflexão foi “Eclesialidade e Processo de Educação na Fé”. O Fórum teve como objetivos: desencadear, junto aos(às) assessores(as), a reflexão e discussão sobre o Processo de Educação na Fé e Eclesialidade e auxiliar na definição das linhas orientadoras para a construção do Seminário Nacional sobre Processo de Educação na Fé (de 24 a 28 de julho de 2005). O grupo avaliou que estes objetivos foram alcançados e que, sem dúvida, o Fórum conseguiu motivar ainda mais os(as) assessores(as) em seu ministério.

No âmbito da Eclesialidade, o debate provocou nos participantes a busca por descobrir, na sociedade e na Igreja, a emergência de novas práticas criativas, sociais e pastorais. A partir disto torna-se possível ver na sociedade que outros mundos já estão sendo possíveis. Na Igreja, são novos jeitos de ser, viver e recriar, motivadas por carismas, propostas e ações e antes de tudo, pela ação do Espírito Santo. Para tanto foi analisado aquilo que os assessores destacavam como sombras, luzes e desafios na ação pastoral, tendo a relação dos jovens com a estrutura eclesial, nos mais diversos recantos do país.

No tocante ao Processo de Educação na Fé os integrantes do evento destacaram, considerando a realidade juvenil, a situação dos grupos de jovens em suas diferentes problemáticas e o significado que tem o Processo de Educação na Fé. Os debates foram animados a partir das redescobertas, das reafirmações, das desconstruções e das reorganizações que se fazem necessárias. Houve um indicativo quanto à continuidade da análise do Processo de Educação na Fé da juventude no próximo Fórum Nacional de Assessores em 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀