Hoje a Inspetoria completa 50 anos de sua ereção canônica!
Louvo a Deus por ser salesiano na Amazônia. Uma vasta região que a cada dia é devastada e conquistada pelos interesses externos, diante da patética observação dos poderes públicos.
Louvo a Deus porque Dom Bosco chegou na Amazônia e armou a tenda de Valdocco para nunca mais desarmar. Uma vasta tenda que abriga milhares de adolescentes e jovens de nossas presenças. Um Dom Bosco que vai além de nossas obras e toca no coração dos jovens nos mais distantes rincões, que seus filhos ainda não podem chegar, mas quem sabe, um dia também estarão por lá.
Louvor a Deus por cada salesiano da inspetoria, sobretudo os missionários, vindos de países distantes e que assumiram a terra como casa e o povo como família. Louvo a Deus pelo trabalho missionário corajoso e sem medir sacrifiçios. Por aqueles que tombaram pelo cansaço, vitimas das doenças e gastos pelos anos. Louvo a Deus pelos exemplos que recebi destes homens de Deus.
Agradeço ao Bom Deus pelas muitas experiências vividas na Isma e pela sua vitalidade. Agradeço a Deus pelos 50 anos de luta e conquistas de metas. Avanços e também retrocessos.
Agradeço a Deus pelas vocações que continuam chegando dos mais variados contextos de nossas presenças, e também fora delas. Deus não se limita às nossas fronteiras e recursos humanos; ele vai muito mais além.
Peço ao bom Deus que a inspetoria não desanime diante da escassez de pessoal e da grandiosidade da missão. Deus mesmo vai à nossa frente. Não tenhamos medo de entrar no "rio imenso da Amazônia" porque ele virá ao nosso auxílio. Às vezes é preciso perder o chão para poder reconhecer que somente Ele pode abrir as águas e permitir que passemos sem nos afogar.
Peço a Deus que saibamos cuidar com carinho de nossas vocações pessoais. Cada um leve este tesouro com cuidado e carinho. Peço a Deus que a Inspetoria saiba cuidar das novas vocações e tenha olhos de misericórdia para acolher os jovens e guiá-los até a meta desejada.
Tudo que sou como religioso e padre devo a inspetoria. Ela foi a minha guia, ela me nutre e orienta.
Peço também perdão ao bom Deus pelos meus pecados e fracassos, como também pelos fracassos e pecados dos demais irmãos. Que a Auxiliadora das horas dificeis nos ampare e ilumine nosso caminhar. Que o Pai Dom Bosco nos ajude a renovar o dom da missao carismática que o Senhor lhe concedeu, e que Domingos Sávio não nos deixe perder a esperança de lutar sempre.