EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

4ª Assembléia paroquial

A paróquia São José Operário–Aleixo, realizou sua Assembléia com o tema MISSÃO E QUESTOES SOCIAIS. A preocupação pela missão perpassa o documento nº 80 da CNBB. As questões sociais estão em sintonia com as prioridades da arquidiocese de Manaus que tenta responder aos grandes desafios da exclusão.


Parcitiparam 70 delegados representantes das 13 comunidades. A Assembléia teve início no dia 05 à noite com a celebração eucarística, com a invocação do Espírito Santo, a celebração foi presidida pelo Pe. Mendonça. Após a celebração os delegados foram credenciados. Em seguida o pároco apresentou o regulamento, os nomes indicados para os serviços dentro da Assembléia e o horário. A Assembléia se manifestou favorável a todas as propostas.

Depois deste primeiro momento regulamentar a Srª. Denise apresentou uma síntese das duas avaliações do CPP ampliado sobre o encaminhamento dos projetos paroquiais. Houve trabalho em grupos, plenária e o término da primeira sessão. No dia 06 discutiu-se os temas centrais: a pesquisa sobre o estado da paróquia e o tema das questões sociais com a apresentação dos projetos. Dois temas foram de ponta: o fundo paroquial; com o objetivo de criar uma maior partilha da pastoral do dizimo e o segundo foi: a cáritas paroquial. A cáritas é uma proposta de serviço solidário e social dentro do ambiente paroquial dando atenção, sobretudo, aos mais pobres. O tema de fundo foi muito descutido entre os particpantes.


Na manha do domingo (dia 7), a Assembléia começou refletindo sobre o fundo e depois deu-se inicio às votações. Um processo lento e cheio de tensões. Chegando ao fim aprovando todos os projetos. Na missa de conclusão os novos coordenadores de comunidades e o tesoureiro paroquial assumiram seus serviços. Pe. Bené, novo pároco, presidiu a celebração chamando a todos a uma nova manifestação a partir do zelo apostólico surgido na Assembléia.


À noite Pe. Mendonça se despediu da comunidade paroquial com missa às 19h30. Dom Mário esteve presente, representando a arquidiocese. Agradeceu ao Pe. Mendonça pelos serviços prestados no Conselho Presbiteral, Assessoria da Catequese e na paróquia. A emoção foi grande, mas a missão continua.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀