EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

40ª Assembleia Regional da CRB – Amazonas/Roraima

Manaus/AM – Nos dias 07, 08 e 09 de agosto de 2009, 73 religiosos/as de vários Institutos Religiosos, estiveram reunidos em Assembléia eletiva para pensar a missão da Vida Consagrada na Amazônia. Presentes também estavam dois representantes da CRB Nacional o irmão Paulo Petry, FSC, vice-presidente da CRB e presidente da Clar e irmã Antonia Mendes Gomes, NDC, responsável pelo GRENI.

Um olhar panorâmico sobre a realidade amazônica nos levou ao problema do projeto Porto das Lajes, que está projetado para ser construído no Lago do Puraquequara, Colônia Antonio Aleixo. O Porto é um projeto da empresa Login, apoiado pelo governo do Estado. As questões ambientais são tremendas e não responde a um justo e digno processo de desenvolvimento para a região onde está pensado. O professor Ademir Ramos, antropólogo, nos assessorou refletindo sobre a questão e abriu os olhos de todos para uma tomada de posição como religiosos/as.

Outra reflexão importante foi o depoimento do padre Mario Campos, missionário da Consolata, sobre os conflitos na Reserva Serra do Sol. O missionário expôs com muita simplicidade a própria experiência de contato com a cultura indígena e as causas fundamentais dos conflitos sociais e religiosos ali presentes.
O ambiente da Assembléia foi muito tranqüilo e participativo. Embora faltou um pouco mais de debate e envolvimento de todos nas reflexões seja nos grupos como nas plenárias.

O processo eletivo foi sereno, consensual, pois, as pessoas eleitas já estavam envolvidas na preparação da mesma. Logo na primeira votação a Irmã Guaracema Tupinambá foi eleita presidenta com 61 votos, éramos 71 votantes. Em seguida foi eleita a Diretoria: Padre Heleno Raimundo, SDN, Irmão Danilo Correia, FMS (Roraima), Irmã Maria Carmelita Conceição, fma, Irmã Paulina Pévez,SFS. Como suplentes Irmã Lúcia Castro, e padre João Mendonça, sdb. Foram também eleitos dois delegados para a próxima Assembléia Nacional da CRB que acontecerá em julho de 2010.

Como gesto profético no final do evento, redigimos uma carta a comunidade da Colônia Antonio Aleixo manifestando nosso NÃO ao Proto das Lajes. Contudo, não basta uma carta, mas a presença dos religiosos/as nos debates e audiências públicas que estudam o projeto. Evidentemente, que este gesto não será o único da Vida Religiosa, mas no momento é aquele que mais sensibiliza a todos em vista da promoção do bem comum. Abaixo a carta assinada pela Assembléia.

C.R.B – Conferência dos Religiosos do Brasil
(Amazonas/Roraima)

Aos irmãos e irmãs da Colônia Antonio Aleixo,

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para anunciar a boa noticia aos pobres…”
(Lc 4, 18)

Nós, Conferência dos Religiosos do Brasil CRB – Regional Amazonas-Roraima, reunidos para a nossa 40ª assembléia, nos días 07, 08 e 09 de agosto de 2009, queremos manisfestar nosso apoio a vocês e demais Organizações envolvidas no protesto S.O.S. Encontro das Águas, pois, não aceitamos a forma como o grupo empresarial LOGIN ocupa terras federais, desrespeita a biodiversidade do nosso encontro das águas, patrimônio nosso e de toda a humanidade, em nome de uma política de privatização e de desenvolvimento que não respeita o justo progresso para o bem comum de todos os povos nele envolvidos.
Como Vida Religiosa Consagrada, animada pelo amor de Deus que nos toca profundamente à serviço da vida, queremos GRITAR com vocês pelo NÃO, seja com respeito ao local onde o porto está projetado, seja pelas políticas de desenvolvimento para a Amazônia que deserespeitam nossas gentes. Assumimos, portanto, publicamente esta causa e queremos dizer que somos solidários com todos os homens e mulheres, em suas angústias e esperanças, e contra a morte que ameaça o nosso encontro da águas, berçário de muitos dos nosso peixes que alimentam nossos irmãos ribeirinhos e caboclos.
Contem sempre com a nossa presença e os nossos esforços pela paz e justiça.

Manaus, 09/08/09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀