EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

40ª Assembleia Regional da CRB – Amazonas/Roraima

Manaus/AM – Nos dias 07, 08 e 09 de agosto de 2009, 73 religiosos/as de vários Institutos Religiosos, estiveram reunidos em Assembléia eletiva para pensar a missão da Vida Consagrada na Amazônia. Presentes também estavam dois representantes da CRB Nacional o irmão Paulo Petry, FSC, vice-presidente da CRB e presidente da Clar e irmã Antonia Mendes Gomes, NDC, responsável pelo GRENI.

Um olhar panorâmico sobre a realidade amazônica nos levou ao problema do projeto Porto das Lajes, que está projetado para ser construído no Lago do Puraquequara, Colônia Antonio Aleixo. O Porto é um projeto da empresa Login, apoiado pelo governo do Estado. As questões ambientais são tremendas e não responde a um justo e digno processo de desenvolvimento para a região onde está pensado. O professor Ademir Ramos, antropólogo, nos assessorou refletindo sobre a questão e abriu os olhos de todos para uma tomada de posição como religiosos/as.

Outra reflexão importante foi o depoimento do padre Mario Campos, missionário da Consolata, sobre os conflitos na Reserva Serra do Sol. O missionário expôs com muita simplicidade a própria experiência de contato com a cultura indígena e as causas fundamentais dos conflitos sociais e religiosos ali presentes.
O ambiente da Assembléia foi muito tranqüilo e participativo. Embora faltou um pouco mais de debate e envolvimento de todos nas reflexões seja nos grupos como nas plenárias.

O processo eletivo foi sereno, consensual, pois, as pessoas eleitas já estavam envolvidas na preparação da mesma. Logo na primeira votação a Irmã Guaracema Tupinambá foi eleita presidenta com 61 votos, éramos 71 votantes. Em seguida foi eleita a Diretoria: Padre Heleno Raimundo, SDN, Irmão Danilo Correia, FMS (Roraima), Irmã Maria Carmelita Conceição, fma, Irmã Paulina Pévez,SFS. Como suplentes Irmã Lúcia Castro, e padre João Mendonça, sdb. Foram também eleitos dois delegados para a próxima Assembléia Nacional da CRB que acontecerá em julho de 2010.

Como gesto profético no final do evento, redigimos uma carta a comunidade da Colônia Antonio Aleixo manifestando nosso NÃO ao Proto das Lajes. Contudo, não basta uma carta, mas a presença dos religiosos/as nos debates e audiências públicas que estudam o projeto. Evidentemente, que este gesto não será o único da Vida Religiosa, mas no momento é aquele que mais sensibiliza a todos em vista da promoção do bem comum. Abaixo a carta assinada pela Assembléia.

C.R.B – Conferência dos Religiosos do Brasil
(Amazonas/Roraima)

Aos irmãos e irmãs da Colônia Antonio Aleixo,

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para anunciar a boa noticia aos pobres…”
(Lc 4, 18)

Nós, Conferência dos Religiosos do Brasil CRB – Regional Amazonas-Roraima, reunidos para a nossa 40ª assembléia, nos días 07, 08 e 09 de agosto de 2009, queremos manisfestar nosso apoio a vocês e demais Organizações envolvidas no protesto S.O.S. Encontro das Águas, pois, não aceitamos a forma como o grupo empresarial LOGIN ocupa terras federais, desrespeita a biodiversidade do nosso encontro das águas, patrimônio nosso e de toda a humanidade, em nome de uma política de privatização e de desenvolvimento que não respeita o justo progresso para o bem comum de todos os povos nele envolvidos.
Como Vida Religiosa Consagrada, animada pelo amor de Deus que nos toca profundamente à serviço da vida, queremos GRITAR com vocês pelo NÃO, seja com respeito ao local onde o porto está projetado, seja pelas políticas de desenvolvimento para a Amazônia que deserespeitam nossas gentes. Assumimos, portanto, publicamente esta causa e queremos dizer que somos solidários com todos os homens e mulheres, em suas angústias e esperanças, e contra a morte que ameaça o nosso encontro da águas, berçário de muitos dos nosso peixes que alimentam nossos irmãos ribeirinhos e caboclos.
Contem sempre com a nossa presença e os nossos esforços pela paz e justiça.

Manaus, 09/08/09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀