Todos os anos, próximo ao dia 11 de novembro, a comunidade salesiana de Gerini celebra sua festa anual, por ocasião da beatificação do Beato Zeferino Namuncurá, seu patrono. Este ano, além da alegria de celebrar a vida da comunidade, os jovens estudantes viveram com muita emoção os 40 anos da fundação da obra.
A obra foi construída por ocasião do Concílio Vaticano II, para a hospedagem dos Bispos Salesianos. Porém, na conclusão deste, a mesma se limitou à administração da Província Central de Roma sem nenhuma função. Em 1978, a pedido do Reitor-Mor, o Dicastério para a Formação, decidiu começar uma experiência internacional com os estudantes de teologia. Assim, com 21 estudantes vindos de todo o mundo. A experiência dos gerinianos começou.
Durante estes anos, mais de 550 estudantes de todos os continentes passaram pela obra. Entre esses, 30 foram feitos inspetores e 15 feitos bispos. Da Inspetoria de Manaus, passaram mais de 25 clérigos e 02 formadores.
A festa foi muito bem preparada com a vivencia de um tríduo em honra de Zeferino e com a participação de outras comunidades salesianas. O dia foi vivido com várias apresentações culturais de jovens teólogos, testemunhos de ex-alunos e um delicioso jantar.
A comunidade louva e bendiz ao Senhor pelo dom da universalidade da congregação salesiana vivida na experiência do Gerini.
Wellington Abreu, sdb