EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

30 anos do assassinato de Dom Oscar Arnulfo Romero

Dia 24 de março de 2010, transcorreram 30 anos do assassinato de arcebispo Oscar Arnulfo Romero. Nascido em Ciudad Barrios em 15 de Agosto de 1917 numa familia de origens humildes.

Em 1930 entrou no Seminário de San Miguel. Em seguida os superiores mandaram-no em Roma, para estudar e se aperfeiçoar na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado padre em 4 de abril de 1942.

Em 3 de fevereiro de 1977, foi nomeado Arcebispo de San Salvador. E foi escolhido como arcebispo por seu então evidente conservadorismo, Uma vez nomeado, aderiu à não-violência, posição que o levou a ser comparado ao Mahatma Gandhi e a Martin Luther King. Em postura consequente, Oscar Romero passou a denunciar, em suas homilias dominicais, as numerosas violações de direitos humanos em El Salvador e manifestou publicamente sua solidariedade com as vítimas da violência política..

Na homilia de 11 de Novembro de 1977, Monsenhor Oscar Romero afirmou: "a missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim a Igreja encontra sua salvação."

Dom Oscar Romero foi assassinado em 24 de Março 1980 por um atirador de elite do exército salvadorenho, enquanto celebrava a missa. Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador.

Cada ano, centenas de pessoas visitam a cripta do conhecido “hospitalito” de enfermos terminais onde Monsenhor Romero foi assassinado, e visitam o museu que exibe objetos pessoais, livros e os paramentos que usava na tarde do crime.

“Se me matarem ressuscitarei na vida do meu povo”
(Dom Oscar Romero)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀