EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

3ª Semana de Catequese

“A Semana Brasileira de Catequese superou as expectativas”, diz dom Eugênio

Com a aprovação de uma "Carta aos catequistas" e de três propostas dos Regionais para a coordenação nacional da catequese foi encerrada, na manhã deste domingo, 11, a 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC), iniciada no dia 6, em Itaici (SP). O evento foi realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Bíblico-catequética da Conferência dos Bispos.

O presidente da Comissão, dom Eugênio Rixen, destacou o grande número de bispos que participaram do evento e conclamou os padres a apoiarem mais a catequese. Participaram do evento 238 leigos, 89 religiosos (irmãos e irmãs), 3 diáconos, 127 padres e 25 bispos.

“Esta foi a Semana Brasileira que mais reuniu bispos. Isso foi motivo de alegria para todos nós”, disse. dom Eugênio. “A 3ª SBC superou minhas expectativas”, concluiu.

A irmã Zélia Batista, assessora da Comissão, disse que a Semana a confirmou no serviço junto ao povo. “Estou sendo confirmada por vocês da SBC nesta missão de servir o povo”, sublinhou. Já Cecília Rover, também assessora da Comissão, conclamou os catequistas a terem “paixão pela catequese bíblica”.

Com o refrão “Ó mamãe, embala eu, mamãe; abraça eu, mamãe; cuida de mim”, cantado por liderança da pastoral afro-brasileira, os participantes prestaram breve homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cuja festa a Igreja celebra amanhã em todo o país. Em seguida, houve a celebração de envio dos catequistas. Lembrando o Círio de Nazaré, que a arquidiocese de Belém (PA) celebra hoje, dom Eugênio Rixen ergueu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e deu a bênção final para os 480 participantes da 3ª Semana Brasileira de Catequese.

Propostas aprovadas
Que a Bíblia seja verdadeiro instrumento de comunhão e inspiradora da unidade para a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética.

1) Produzir subsídios para a formação de catequistas com enfoque na Iniciação à Vida Cristã;

2) Sistematizar um projeto de mobilização nacional para divulgar o processo de Iniciação à Vida Cristã junto aos Meios de Comunicação Social, pastorais, serviços, movimentos e organismos da CNBB e proporcionar a socialização das experiências de Iniciação à Vida Cristã;

3) Retomar a Catequese com Adultos na linha da formação para o discipulado em comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀