EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

2º Simpósio de Missiologia no Brasil

Simpósio reuniu especialistas, mestres e doutores em missiologia, além de doutores e teologos de outras áreas.

Brasília/DF – O Centro Cultural Missionário de Brasília e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiologos e Missiologas promoveram em Brasília, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2012, o 2° Simpósio de Missiologia no Brasil.  O tema do evento foi: “Teologia para uma missão a partir da América latina hoje”.

Esse segundo simpósio aconteceu 14 anos após o primeiro, realizado em São Paulo de 18 a 22 de maio de 1999, convocado pelo Curso de Pós‐graduação em Missiologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, que teve como tema: “Os confins do mundo no meio de nós”.

Esta segunda edição do simpósio foi realizada na sede do Centro Cultural Missionário, com a presença de 40 participantes entre mestres e doutores em missiologia, docentes e teólogos de outras áreas, representantes de instituições e organizações missionárias, assim como agentes de pastoral e animadores missionários interessados em aprofundar os temas da programação, e proporcionou momentos fortes de encontro, reflexão, estudo, partilha e articulação, durante os quais se pensou em dar os primeiros passos para uma associação de missiólogos a nível nacional.

 Um dos pontos pertinentes deste simpósio foi o de repensar e relançar com fidelidade e audácia o serviço da missiologia nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais (DAp 11), à luz do Concílio Vaticano II, esclarecendo cada vez mais o objetivo da missão que é a participação de todos, de cada pessoa e da humanidade tomada como corpo na caminhada do reino de Deus.

E para nós salesianos é sempre bom estarmos em sintonia com estas reflexões porque a Animação Missionária foi sempre uma caraterística da nossa Congregação desde o seu nascimento, e sempre apresentou nosso empenho na missão como traço essencial do nosso carisma.

É sempre bom recordar que ser missionário não é privilégio de determinadas pessoas, mas é a essência do ser cristão: “Anunciar o evangelho é necessidade que se me impõe” (I Cor 9,16). É um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé, “nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária”.

Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado o preferido de Jesus. O Evangelho “com renovado ardor missionário” exige que a pregação responda aos “novos anseios do povo”. Exige de mim, de você, de todos nós, uma abertura constante, pessoal e comunitária para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo, 20, 21). Sem entusiasmo e sem esta convicção, arriscaremos perder a alegria do anúncio da Boa-Nova libertadora.

Como consequência deste assumir o compromisso missionário, nasce novo estilo de missões: não levar, mas descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas partilhar e buscar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser igreja.

Por Pe. Reginaldo Cordeiro, sdb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀