EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

2º Encontro Nacional de Responsáveis de Grupos da Família Salesiana

Aconteceu nos dias 07e 08 de setembro o 2º Encontro Nacional de Responsáveis de Grupos da Família Salesiana na cidade de Campo Grande-MS, Chácara Lagoa da Cruz. Estiveram presentes 48 participantes: SDB, FMA, VDB, SSCC, MIYASAKI, DAMAS SALESIANAS, EX-ALUNOS SDB, EX-ALUNAS FMA e JESUS ADOLESCENTE. Ausências justificadas: ADMA, SAGRADOS CORAÇOES JESUS E MARIA. O encontro contou com a presença também do irmão Teixeira, sdb, representando o escritório da Cisbrasil. Infelizmente ainda não existe uma maneira eficaz de comunicação entre os diversos grupos. Um acontecimento interessante no encontro foi a organização das tendas por grupos. Cada um mostrou produções, histórias, fotos, informativos, trouxeram lembranças. Naquelas tendas experimentamos a presença viva de Deus que nos fala no carisma salesiano hoje. Na grande tenda amarela no centro da praça da Chácara todos rezaram, nos alegrias e renovação no empenho missionário.


O clima fraterno colaborou na busca comum de novos rumos de vivência dos valores salesianos no Brasil de hoje, sobretudo, a partir da crescente consciência da ação conjunta num mundo que se globaliza juntando forças e idéias que fazem mover a história. Como família oriunda de um fundador ousado e dinâmico, não podemos perder o rumo da historia, precisamos avançar.

Pe. Adriano Bregolin, vigário do Reitor-Mor, presente no evento, falou que a Família Salesiana cresce na consciência de que seu raio de ação vai mais além do que o meramente Institucional, pois ela nasceu de um religioso, Dom Bosco, que soube envolver pessoas de todas as classes, raças e nações num projeto único: a salvação da juventude; por isso a FS é um grande movimento que convoca todos os homens e mulheres de boa vontade e suscita formas criativas e ousadas de intervenção educativa; é também apostólica porque anuncia e denuncia sempre a partir da Palavra de Deus. Trata-se de uma sinérgica ação evangelizadora que revela a todos o carinho e a força transformadora da Trindade; por fim é uma espiritualidade que se deixa mover pelo Espírito do Ressuscitado entremeado pelo valor da vida, da religiosidade e da fé experimentada.

Os participantes avaliaram a ação conjunta desde o 1º Encontro de 2003. Para isto contamos com a valiosa colaboração de uma memória histórica feita pelo padre César, inspetor da Inspetoria São Pio X e da irmã Lúcia, Inspetoria da Inspetoria Santa Inês. Ambos fizeram os participantes recordar o motivo daquele primeiro encontro, os compromissos assumidos e as lacunas que o tempo criou. Ficou, então, o alerta a uma retomada mais articulada.

No primeiro trabalho de grupos foram destacadas as atividades conjuntas como FS. Apareceram muitos eventos, talvez uns tanto desconexos, e nem sempre verdadeiramente fruto de uma ação conjunta, mas eles estão na realidade de nossas ações educativo-evangelizadoras; não seria mal rever cada uma à luz da necessária ação conjunta como FS e não como grupos isolados. No segundo trabalho surgiram propostas de encaminhamentos para a melhoria da presença da FS no Brasil. Depois de um longo debate; optamos duas iniciativas: Primeiro. A continuidade dos encontros nacionais de responsáveis de grupos a cada três anos abrindo espaço para a participação de outros responsáveis segundo a organização de cada grupo. Segundo. A criação de uma equipe de referência da FS no Brasil com pessoas indicadas pelos responsáveis de grupos até dezembro de 2007. Esta equipe aos poucos poderá evoluir para a consulta nacional. Através de um plano estratégico ela assumirá outras propostas feitas durante o encontro.

Na noite do dia 07, aconteceu um sarau animado por jovens das obras salesianas sdb/fma e por cantores presentes no evento, como as irmãs de Miyasaki, padre João Carlos e padre Jerônimo, assessor do padre Bregolin.

Agradeço de coração a senhora Marizete Flores (SSCC), padre Osmar Bezutte, senhora Auxiliadora e esposo (SSCC), a irmã Antonia Ponzzo e o mestre Márquez, que colaboraram incansavelmente para o êxito deste encontro. Foi uma equipe criativa, alegre e ágil nas ações. Meu muito obrigado a todos e todas de coração. Obrigado a Cisbrasil por nos confiar esta tarefa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀