EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

28a. Jornada de Espiritualidade Salesiana

Dias da Família Salesiana: Educar ao desejo

——————————————————————————–
Documentos correlatos
RMG – Evangelizar os Jovens: 28ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana

——————————————————————————–
(ANS – Roma) – A 28ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana iniciou com uma sentida e profunda lembrança das vítimas, salesianas e não salesianas, do terremoto que no dia 12 de janeiro último assolou o Haiti. O P. Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor e primerio animador da Família Salesiana, introduziu aos trabalhos convidando os participantes a rezarem em silêncio por todas as vítimas do terremoto: crianças, adolescentes, jovens, salesianos, povo…

“Levar o Evangelho aos Jovens! – relembrou o P. Bregolin, referindo-se ao tema da Estréia para 2010 –. A esses Jovens concretos, de hoje, nós os temos bem presentes. São os jovens já fartos por mil coisas, mas ainda esfaimados de sentido de vida; são os jovens que têm de tudo para se divertir e todavia se sentem infelizes. Outros, muitos, são jovens pobres, com freqüência embrutecidos por inaceitáveis condições de vida: são os jovens privados dos direitos fundamentais, quais a identidade, a saúde, a educação, a liberdade”.

A primeira relação foi confiada ao P. Giannantonio Bonato, cuja palestra – “Educar ao desejo” – marcou o primeiro passo da caminhada que os participantes nos Dias de Espiritualidade iniciaram: educar os jovens a explicitar o seu desejo de ver Jesus, tal como o fizeram os gregos ao apóstolo Filipe: “Queremos ver Jesus”.

O P. Bonato precisou que falar de espiritualidade significa falar de educação; e a educação deve fundar e refundar uma antropologia que disponha ao desejo de se encontrar com Deus. Concluindo, afirmou o salesiano e diretor da obra de Bolzano: «É bem pouco provável que ouçamos dizer ‘Queremos (desejamos) ver Jesus’ se não tivermos a inteligência e a paciência de os educar ao desejo. Aqui, educação e evangelização se deparam com um dos mais decisivos pontos de encontro. Aqui, mais do que nunca, é verdadeiro o adágio salesiano: ‘evangelizar educando’ e ‘educar evangelizando’».

De noite foi projetado o vídeo da Estréia para 2010. Seguiu-se a boa-noite do IX Sucessor de Dom Bosco. O P. Chávez partilhou com a assembléia a experiência da sua caminhada rumo a Santiago de Compostela, feita lado a lado com o seu Vigário, P. Adriano Bregolin. Aprendeu cinco ensinamentos, que valem também para a caminhada do educador cristão e salesiano:
• pôr à prova a própria resistência,
• caminhar junto com os outros,
• pensar e dialogar com os colegas de viagem,
• deixar que brote do coração a oração de graças e louvor,
• levar consigo somente o essencial para chegar à meta.

Será possível acompanhar o desenvolvimento dos Dias de Espiritualidade pelo sítio sdb.org, que está ativando, também neste ano, uma seção com o programa, os textos, as fotos e os breves vídeos informativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀