EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

28a. Jornada de Espiritualidade Salesiana

Dias da Família Salesiana: Educar ao desejo

——————————————————————————–
Documentos correlatos
RMG – Evangelizar os Jovens: 28ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana

——————————————————————————–
(ANS – Roma) – A 28ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana iniciou com uma sentida e profunda lembrança das vítimas, salesianas e não salesianas, do terremoto que no dia 12 de janeiro último assolou o Haiti. O P. Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor e primerio animador da Família Salesiana, introduziu aos trabalhos convidando os participantes a rezarem em silêncio por todas as vítimas do terremoto: crianças, adolescentes, jovens, salesianos, povo…

“Levar o Evangelho aos Jovens! – relembrou o P. Bregolin, referindo-se ao tema da Estréia para 2010 –. A esses Jovens concretos, de hoje, nós os temos bem presentes. São os jovens já fartos por mil coisas, mas ainda esfaimados de sentido de vida; são os jovens que têm de tudo para se divertir e todavia se sentem infelizes. Outros, muitos, são jovens pobres, com freqüência embrutecidos por inaceitáveis condições de vida: são os jovens privados dos direitos fundamentais, quais a identidade, a saúde, a educação, a liberdade”.

A primeira relação foi confiada ao P. Giannantonio Bonato, cuja palestra – “Educar ao desejo” – marcou o primeiro passo da caminhada que os participantes nos Dias de Espiritualidade iniciaram: educar os jovens a explicitar o seu desejo de ver Jesus, tal como o fizeram os gregos ao apóstolo Filipe: “Queremos ver Jesus”.

O P. Bonato precisou que falar de espiritualidade significa falar de educação; e a educação deve fundar e refundar uma antropologia que disponha ao desejo de se encontrar com Deus. Concluindo, afirmou o salesiano e diretor da obra de Bolzano: «É bem pouco provável que ouçamos dizer ‘Queremos (desejamos) ver Jesus’ se não tivermos a inteligência e a paciência de os educar ao desejo. Aqui, educação e evangelização se deparam com um dos mais decisivos pontos de encontro. Aqui, mais do que nunca, é verdadeiro o adágio salesiano: ‘evangelizar educando’ e ‘educar evangelizando’».

De noite foi projetado o vídeo da Estréia para 2010. Seguiu-se a boa-noite do IX Sucessor de Dom Bosco. O P. Chávez partilhou com a assembléia a experiência da sua caminhada rumo a Santiago de Compostela, feita lado a lado com o seu Vigário, P. Adriano Bregolin. Aprendeu cinco ensinamentos, que valem também para a caminhada do educador cristão e salesiano:
• pôr à prova a própria resistência,
• caminhar junto com os outros,
• pensar e dialogar com os colegas de viagem,
• deixar que brote do coração a oração de graças e louvor,
• levar consigo somente o essencial para chegar à meta.

Será possível acompanhar o desenvolvimento dos Dias de Espiritualidade pelo sítio sdb.org, que está ativando, também neste ano, uma seção com o programa, os textos, as fotos e os breves vídeos informativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀