EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

1º Congresso estadual para missionários seminaristas

Jundiaí/SP – 11182036_1618264591764463_6754091517902259163_nRealizou-se entre os dias 30 de abril à 03 de maio, na Diocese de Jundiaí, o 1º Congresso Estadual de São Paulo para missionários seminaristas. O encontro foi promovido pelo Regional SUL 1 da CNBB e teve como Tema: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, e Lema: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt, 28, 19). Assessorou o encontro Padre Jaime Patias, da Pontifícias Obras Missionária, com a colaboração de representantes dos diversos organismos responsáveis pela animação missionária na região: COMIRE, COMIDI, COMISE.

O encontro iniciou-se na quinta-feira às 18h com missa presidida por Dom Vicente Costa, Bispo de Jundiaí e presidente do COMIRE. As diversas palestras apresentaram a Identidade do missionário, sua espiritualidade, bem como os órgãos responsáveis pela animação missionária nos vários âmbitos da Igreja local e mundial.

Na ocasião tive a oportunidade de falar sobre o trabalho dos Salesianos na Amazônia no contexto destes cem anos de presença. Nossas palavras iniciaram, entretanto, com um largo agradecimento às dioceses que participam do projeto Igrejas Irmãs (leigos, padres e seminaristas), e ao Regional que também envia missionários para o norte nordeste. O entusiasmo com que muitos seminaristas nos procuraram para tirar dúvidas, saber mais sobre a região, nos fazem pensar que conseguimos sensibilizá-los à causa da evangelização na Amazônia.

A programação do Congresso nos favoreceu ainda uma tarde de visita nas casas de uma recém criada paróquia na periferia de Jundiaí, apresentações culturais e convivência fraterna. No domingo pela manhã, após avaliação das atividades realizadas e encaminhamento dos passos a serem dados, foi eleita a coordenação estadual do COMISE. A indicação para que compuséssemos a equipe foi um bonito gesto da aceitação e reconhecimento das contribuições que o carisma salesiano oferece às Igrejas locais no campo missionário.

Encerramos este motivador encontro celebrando a Eucaristia do Senhor, presidida por padre Jaime Patias, rogando ao Senhor que nos conceda um renovado entusiasmo pela missão da igreja e compromisso em ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs, conforme o mandato que recebemos do Senhor: “Ide…”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀