EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

1º Congresso estadual para missionários seminaristas

Jundiaí/SP – 11182036_1618264591764463_6754091517902259163_nRealizou-se entre os dias 30 de abril à 03 de maio, na Diocese de Jundiaí, o 1º Congresso Estadual de São Paulo para missionários seminaristas. O encontro foi promovido pelo Regional SUL 1 da CNBB e teve como Tema: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, e Lema: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt, 28, 19). Assessorou o encontro Padre Jaime Patias, da Pontifícias Obras Missionária, com a colaboração de representantes dos diversos organismos responsáveis pela animação missionária na região: COMIRE, COMIDI, COMISE.

O encontro iniciou-se na quinta-feira às 18h com missa presidida por Dom Vicente Costa, Bispo de Jundiaí e presidente do COMIRE. As diversas palestras apresentaram a Identidade do missionário, sua espiritualidade, bem como os órgãos responsáveis pela animação missionária nos vários âmbitos da Igreja local e mundial.

Na ocasião tive a oportunidade de falar sobre o trabalho dos Salesianos na Amazônia no contexto destes cem anos de presença. Nossas palavras iniciaram, entretanto, com um largo agradecimento às dioceses que participam do projeto Igrejas Irmãs (leigos, padres e seminaristas), e ao Regional que também envia missionários para o norte nordeste. O entusiasmo com que muitos seminaristas nos procuraram para tirar dúvidas, saber mais sobre a região, nos fazem pensar que conseguimos sensibilizá-los à causa da evangelização na Amazônia.

A programação do Congresso nos favoreceu ainda uma tarde de visita nas casas de uma recém criada paróquia na periferia de Jundiaí, apresentações culturais e convivência fraterna. No domingo pela manhã, após avaliação das atividades realizadas e encaminhamento dos passos a serem dados, foi eleita a coordenação estadual do COMISE. A indicação para que compuséssemos a equipe foi um bonito gesto da aceitação e reconhecimento das contribuições que o carisma salesiano oferece às Igrejas locais no campo missionário.

Encerramos este motivador encontro celebrando a Eucaristia do Senhor, presidida por padre Jaime Patias, rogando ao Senhor que nos conceda um renovado entusiasmo pela missão da igreja e compromisso em ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs, conforme o mandato que recebemos do Senhor: “Ide…”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀