Por Padre João Mendonça
Começou no dia 09 de maio, o 18º Encontro Nacional de Presbíteros do Brasil, com o tema: “Presbítero, Comunhão e Missão” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Aproximadamente 531 presbíteros e oito bispos, estão reunidos até dia 14 de maio em Aparecida/SP.
O primeiro dia (10/05) teve início com a celebração eucarística, presidida por Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus e membro do CEMOVIC (Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada).
A reflexão do dia teve como tema os desafios para a identidade presbiteral hoje. Com a assessoria do padre Rosimar José de Lima, doutor em psicologia e membro do clero de Cuiabá, tivemos a oportunidade de refletir sobre os desafios e possibilidades para a saúde mental e espiritual do padre. Com destaque para os efeitos que a modernidade líquida pode, e está influenciando, no nosso ser e agir com o desafio da secularização, da subjetividade, do imediatismo, da crise relacional, da exaustão emocional, perda do sentido da vida e até mesmo da vocação. A preventividade está na qualidade de vida, disciplina, organização pessoal, generoso serviço à missão e amor ao povo de Deus.
O encontro está sendo uma excelente oportunidade de partilha, amizade e de reavivar o dom que recebemos no sacramento da Ordem.