EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

168° ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE DOM BOSCO

Caros irmãos, hoje nossa congregação recorda, com sentimento de profunda gratidão ao Senhor, o 168° aniversário de ordenação presbiteral de Dom Bosco. Fato este que reveste-se de um significado especial por coincidir com a primeira sexta feira deste mês de junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

Como já comentamos em uma partilha anterior (publicada no dia 03/06 -Viva o S.C.J presente na Eucaristia.), Dom Bosco tinha um particular carinho para com esta devoção, ao ponto de afirmar ao Venerável Augusto Czartoryski que a melhor devoção era devida ao “Sagrado Coração de Jesus, palpitante de amor na Santíssima Eucaristia”. Esta afirmação pronunciada por Dom Bosco não é somente uma bonita frase, saída de seus lábios sem reflexão. Sua sentença representa, ao contrário, a experiência íntima de sua vivência como presbítero, imagem do Bom Pastor, capaz de dar tudo por suas ovelhas. Dom Bosco ama os jovens, doa-se por eles, e por eles é capaz de “dar a vida”.

Este sentimento, tal como o Coração de Jesus, é encarnado, comprometido com a realidade e as urgentes necessidades dos seus. Em Dom Bosco, o Sagrado Coração de Jesus, palpitante de amor pelo ser humano, tem uma imagem concerta: a Eucaristia. Pois Dom Bosco compreende que o Coração de Jesus, parte de sua natureza humana, está “unido hipostaticamente à pessoa do Verbo de Deus”. Mistério que se encontra duplamente presente na Eucaristia.

Ao recordar por tanto desde dia em que Dom Bosco concretiza o desejo que Deus o inspirara e Maria o havia guiado desde o princípio de seus estudos, para o serviço presbiteral, somos convidados a nos entregarmos confiantes a imitação do Coração de Cristo, imagem e símbolo vivo da caridade perfeita, do imenso amor que Deus tem por nós, e que, como salesianos somos convidados a testemunhar aos jovens.

CONSAGRAÇÃO DE SANTO AFONSO

Divino Coração de Jesus, Coração cheio de amor para conosco, Coração criado de propósito para nos amar, hoje me aproximo do trono do vosso amor e vos apresento meu miserável coração, para consagrá-lo inteiramente a vosso beneplácito. Consagro-vos também meu corpo, para que me ajude a vos agradar. Consagro-vos meu espírito, para que não cesse de pensar em vós. Consagro-vos minha alma, para que seja toda vossa. Escolho-vos para único Rei de meu coração. Ó Coração amoroso, à vossa bondade confio todos os meus interesses, esperanças, afetos e a vida toda. Aceitai-me e de mim disponde como vos aprouver. Em troca do vosso amor, disponde de tudo o que em mim existe: satisfações, prazeres, vontade própria. Tudo isso vos pertença. Prefiro o vosso amor a todos os reinos do mundo. Queridíssimo de meu coração, Oxalá todos os homens conhecessem a ternura de vosso amor, a fim de que vivessem todos só para vos honrar. Formosas chamas que vos ergueis do Coração abrasado de Jesus, inflamai-me e destruí em meu coração todos os afetos que não são para ele. Viva eu somente para este amável Salvador que quis dar a própria vida para ser amado por mim. Fazei com que eu não cesse de dizer com toda a verdade: Coração de Jesus, sois o único Soberano de meu coração. Maria, Mãe de Deus, minha Rainha e Mãe, atraístes meu coração ao Coração de Jesus. Socorrei-me sempre, para lhe permanecer fiel na vida e na morte.


ORAÇÃO PELO CLERO

Deixai, ó Jesus, que em vosso Coração Eucarístico depositemos nossas mais ardentes preces pelo nosso clero.
Multiplicai as vocações sacerdotais na nossa Pátria; atraí ao vosso altar os filhos de nosso Brasil; chamai-os com instância ao vosso ministério.
Conservai na perfeita fidelidade ao vosso serviço, aqueles a quem já chamastes; afervorai-vos, purificai-as, santificai-os, não permitindo que se afastem do espírito da vossa Igreja.
Não consintais, ó Jesus, nós vos suplicamos, que, debaixo do céu brasileiro sejam, por mãos indignas profanados os vossos mistérios de amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀