Por P Antônio Carlos Cunha / Missão Salesiana em São Gabriel da Cachoeira –
Os jovens e adolescentes que participam da Colônia de Férias, na Missão Salesiana em São Gabriel da Cachoeira (AM), participaram ontem (29) de uma palestra sobre o Suicídio com o padre Lício de Araújo Vale, da Diocese de São Miguel Paulista em São Paulo.
Padre Lício é um estudioso e acompanha a problemática do suicídio em sua diocese, e passou o mês de janeiro em São Gabriel abordando o assunto em diversas esferas sociais.
“Existem quatro ‘D’ que resultam nos sentimentos do suicídio. A Depressão, a Desesperança, o Desespero e o Desamparo” com esta explicação, padre Lício iniciou a palestra aos jovens da Colônia de Férias, e continuou “O suicida quer se livrar da dor que o angustia. Ele não atenta para a sua vida. Por isso esta é uma luz que brilha para que possamos ajudar a tantas pessoas que contem este risco de atentar contra si mesmo” disse.
Padre Lício enfatizou um aspecto que é trabalhado dentro da pedagogia salesiana, que é avaliar os riscos em que a pessoa vive “Para prevermos o suicídio, é necessário avaliar os riscos em que esta pessoa vive, ou seja, perceber o comportamento do individuo. Depois é importante ouvi-lo e não ter receio ou medo de perguntar o porquê ele quer se matar. Por fim se faz necessário conduzir a pessoa a um profissional para que possa iniciar um processo de acompanhamento, de tratamento”, explicou aos presentes.
O palestrante ainda enfatizou que não se deve confrontar com algum caso “Nunca devemos julgar a pessoa, assim como nunca desafia-la… Precisamos exortar a fé em Deus”, disse, afirmando que um bom relacionamento familiar nos protege do suicídio.
Após sua explanação ele abriu espaço para as perguntas e possíveis duvidas, como o da jovem Jeniffer que o questionou se caso uma pessoa que se suicida, se ela entraria no céu. “Sim, pois o amor de Deus é maior que as nossas limitações e sofrimentos. Ele deu como exemplo do seu próprio pai que tirou a sua própria vida, em consequência a uma forte depressão” respondeu padre Lício.
Ao final a direção da Missão Salesiana agradeceu a partilha do conhecimento e o comprometimento em ajudar os religiosos e colaboradores a enfrentarem o problema do suicídio que desafia a quebrar o silêncio e faz com que comecem a refletir e falar com todas as esferas da sociedade em São Gabriel da Cachoeira.