EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

SÓ É PROFESSOR, QUEM CRÊ!

Por Pe Antonio de Assis Ribeiro (Pe Bira) (sdb)-

Nas minhas andanças a serviço da educação, participando de encontros, seminários, palestras e escuta confidencial (confissão) com professores, no campo e na cidade, na rede pública e na privada, da educação básica e superior, tenho acolhido muitas angústias, murmurações, clamores, sofrimentos, desânimo e pessimismo em muitos professores! Talvez falte mais “crença”, “fé”, mística, paixão, entusiasmo!

Mas é bem verdade que também tenho visto estímulos maravilhosos vindo de professores movidos pelo amor, bondade, alegria, dedicação, entusiasmo, criatividade, generosidade, esperança! São esses profissionais que deixam profundas marcas positivas na memória dos seus alunos que jamais os esquecerão. São aqueles que creem!

A profissão “professor” tem uma profunda relação com o ato de “crer” e “professar”! Não podemos professar sem crer! Na vida religiosa, a “profissão” é um juramento religioso público, solene e documentado no qual a pessoa professante, o noviço ou a noviça, assume, como ato de fé, um modo de pensar, viver e servir para toda a vida, por ser vocação!

Infelizmente reduzimos o conceito e a ação do professor ao ato de ensinar! Mas a questão é muito mais profunda! Há uma realidade fundamental que precede ao ato de ensinar, que é o ato de crer! É o ato de crer que faz o professor! Infeliz de quem ensina e não crê!

É o crer que nos leva à nobre virtude da perseverança no bem que devemos fazer e no ser que devemos testemunhar! O crer alimenta, fortalece, conforta, anima, provoca e gera resiliência que preserva a integridade do professor. Os desafios no mundo da educação são enormes, por isso, o cuidado pessoal é necessário!

Sim, antes de tudo, o professor é um “Crente”! Ser professor, quer dizer professar, testemunhar, assumir, declarar, manifestar-se, confessar, reconhecer, promover, inspirar… E como isso acontece? Qual é o objeto, ou foco, da “crença” do professor? Acima de tudo é o próprio ser humano! O professor gosta de gente e acredita nas suas potencialidades!

  • Professor é quem acredita na beleza, grandeza e sacralidade da dignidade humana com todas as suas potencialidades a serem desenvolvidas!
  • Professor é quem acredita que o desenvolvimento humano não é automático, isso lhe exige a virtude da paciência e a dinâmica atitude do acompanhamento!
  • Professor é quem acredita que o ser humano tem muitas necessidades e, por isso, não reduz sua ação profissional ao ato de ensinar!
  • Professor é quem acredita que o ser humano é naturalmente bom e se dispõe a estimular a promoção do bem que brota de dentro do aprendiz!
  • Professor é quem acredita que o ser humano com o qual trabalha também está marcado naturalmente por limitações e fragilidades e, por isso, age com cuidado e tolerância, ternura e firmeza!
  • Professor é quem acredita que o bem no ser humano é mais forte do que seus males, e suas virtudes são mais brilhantes do que os vícios, por isso aposta no potencial positivo!
  • Professor é quem acredita que sua grande missão entre seus alunos, é despertar neles a paixão pelo bem para que sejam justos e honestos, livres e responsáveis!
  • Professor é quem acredita que para educar seus alunos não basta explorar a razão armazenando conhecimento, é preciso despertar o coração para a capacidade de amar e conviver sadiamente!
  • Professor é quem acredita que não basta ter competência técnica, é preciso ter a capacidade de testemunhar valores e atitudes edificantes! Do ato de crer, deriva o agir!
  • Professor é quem acredita que a meta da educação não é instruir para o simples “saber fazer”, mas é aquela de estimular a sabedoria da convivência, da cooperação, da integração e do respeito pela diversidade!
  • Professor é quem acredita e ensina a seus alunos que a Felicidade deve ser a meta de todo investimento e que não haverá Verdadeira Felicidade sem ética!
  • Professor é quem acredita que todo aprendiz é um sinal de esperança para a humanidade. Ser professor, enfim, é acolher e aquecer a Esperança presente no coração e na mente de cada aluno.
  • Só é verdadeiramente professor, quem professa, quem crê, quem acredita, quem sonha, quem estimula, quem anima, quem ama o que faz! Professor, sua profissão é nobre, é a mãe de todas as profissões!

Parabéns, professor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀