EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

12ª Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos

Terá início no domingo, dia 5, a Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos, que reunirá 253 padres sinodais, sob o tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.

O secretário geral do Sínodo dos Bispos, arcebispo Nikola Eterovic,falou hoje, 3, na Sala de Imprensa da Santa Sé, sobre a 12ª Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos, que terá início no domingo, 5, com o tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Uma missa presidida pelo papa Bento XVI, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, marcará o início do evento, que prosseguirá até o dia 26.

Segundo o arcebispo é a primeira vez que um sínodo é inaugurado em outra basílica. A cerimônia sempre acontece na Basílica de São Pedro.
De acordo com os dados apresentados por dom Eterovic, participarão da Assembléia 253 padres sinodais representantes de 113 conferências episcopais, de 13 igrejas orientais católicas “sui iuris”, de 25 dicastérios da Cúria Romana e da União dos Superiores Gerais. Também assistirão ao Sínodo 41 especialistas procedentes de 21 países e 37 auditores de 26 países. Entre os especialistas há 6 mulheres e as auditoras são 19.

Dom Eterovic acrescentou ainda que estarão presentes delegados fraternos representantes de 10 Igrejas e comunidades eclesiais. O patriarcado ecumênico será representado pelos patriarcas de Moscou, da Sérvia e da Romênia, a Igreja Ortodoxa da Grécia e da Igreja Apostólica da Armênia, assim como a Comunhão Anglicana, a Federação Luterana Mundial, a Igreja dos Discípulos de Cristo e o Conselho Mundial de Igrejas.

Para o evento, o papa Bento XVI convidou o rabino chefe de Haifa, Yashyv Cohen, que no dia 6 falará aos padres sinodais sobre como o Povo Judeu lê e interpreta a Sagrada Escritura. “É a primeira vez que um rabino e um não cristão se dirige aos participantes do Sínodo”, recorda dom Eterovic. Também são convidados especiais do papa: o reverendo A. Millar Milloy, secretário-geral das “União da Sociedade Bíblica” e o irmão Alois, prior da Comunidade de Taizé.

O dia 18 de outubro será marcado por um encontro ecumênico. O papa e o patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, presidirão na Sala do Sínodo as primeiras vésperas do 29º domingo do tempo ordinário e pronunciarão um discurso sobre o tema da Palavra de Deus, com particular referencial ao Ano Paulino. Também será a primeira vez que um patriarca ecumênico se dirigirá aos padres sinodais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀