Um dos marcos referenciais que permeia a existência do Salesiano do Trabalho, em Belém do Pará, é que esta Obra Social nasceu da intenção de seu fundador, Pe. Lourenço Bertolusso, falecido neste ano, para formar profissionalmente adolescentes e jovens pobres, que em outros lugares, não teria a oportunidade de aprender uma profissão e, conseqüentemente, o seu “ganha pão” no futuro.
Em 2006, 430 jovens freqüentaram os Cursos de Educação Profissional nos períodos matutino, vespertino e noturno. Desse grupo, 109 alcançaram a reta final e concluíram a sua passagem por esta instituição de ensino.
Os formandos eram dos Cursos de: Manutenção de Micro-computadores, Movelaria, Mecânica Diesel, Lanternagem e Pintura, Refrigeração, Mecânica FIAT.
A formatura começou com a celebração de ação de graças que foi presidida pelo Diácono Antonio Cunha, que aproveitou a ocasião para convidar aos jovens e seus familiares ali presentes para a sua ordenação presbiteral, no próximo dia 23.
Após a celebração, a cerimônia foi seguida da entrega dos certificados aos formandos e um coquetel para os convidados, no Salão de Recepção do Salesiano do Trabalho.