EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

1° Encontro dos Jovens Rio negrinos

Manaus/AM – No dia em que celebramos a solenidade dos apóstolos, Pedro e Paulo, duas colunas da Igreja que se destacam pelo ardor e zelo missionários, a Comissão Inspetorial de Animação Missionária – CIAM, promoveu o 1° Encontro com os Jovens de diversas etnias da região do Rio Negro que residem em Manaus por motivo de estudos ou a trabalho.

O encontro aconteceu no Centro Salesiano de Formação – Cesaf, com apoio de alguns pós-noviços que ajudaram a organizar o mesmo. A passagem bíblica que norteou a partilha foi:  “Saia de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei”. (Gn 12, 1). Esta passagem, fez com que todos se sentissem motivados para partilhar suas experiências no ambiente urbano. Já que na região do Rio Negro o espaço das relações sociais é pequeno, fechado, familiar, conhecido. O tempo transcorre pacatamente, os acontecimentos são muito repetitivos, sem variações notáveis, acompanham os ciclos da natureza e deles dependem. Muito diferente é a cultura urbana, industrial. O tempo é medido em segundos, tudo se faz com velocidade. As relações sociais são muito mais amplas, porém anônimas, conhece-se a função, não a pessoa, e dois vizinhos de um mesmo prédio são capazes de passar anos sem nem se conhecerem. Perde-se o contato com a natureza. O espaço é ocupado pelos produtos do homem.

Para Comissão Inspetorial de Animação Missionária, este encontro, não deixa de ser um marco concreto da execução do Plano, e é um passo que se inicia para dar continuidade ao acompanhamento destes jovens rionegrinos, visando  a dialogar  e confrontar  os valores da cultura de cada etnia diante da realidade que se encontram.

Por Pe. Reginaldo Cordeiro, sdb
Delegado da Inspetorial para Animação Missionária

1 comentário em “1° Encontro dos Jovens Rio negrinos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀