EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CONIC

Domingo de Pentecostes
O Espírito Santo e a Unidade da Igreja

Brasília, 21 de maio de 2010

Caros Irmãos e Irmãs,
Jesus diz: ‘É necessário que eu vá: pois se eu não for, o Consolador não virá para vós outros’ (João 16.7). E no Domingo de Pentecostes celebramos a vinda do Consolador. A vinda do Espírito Santo prova que Cristo completou gloriosamente a Sua obra redentora e que o Espírito continua a aperfeiçoar a obra de salvação iniciada por Cristo. Há um só Espírito que continua a agir na Igreja de Cristo, promovendo a sua Unidade. A Igreja consiste no povo de Deus, nascido do Espírito Santo, e salvo pela fé em Cristo Jesus. Algo especial aconteceu no dia de Pentecostes. Naquele dia nasceu a Igreja, uma Igreja para o mundo inteiro e para todas as pessoas.

Durante toda esta Semana celebramos a busca da Unidade dos Cristãos pela Oração. Que diferença a vinda do Espírito Santo fez no dia de pentecostes e que diferença a atuação constante do Espírito continua a fazer hoje na vida dos fiéis cristãos presentes em todo o mundo! Os seguidores de Jesus, fracos, confusos e amedrontados se tornaram destemidos pregadores e testemunhas do seu Evangelho de Amor. O Espírito Santo é dado à Igreja para promover, antes de mais nada, a Unidade do Corpo de Cristo. A Igreja toda é um corpo e os fiéis são membros ou partes diferentes deste corpo. "A um é dada pelo Espírito a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito", (1 Cor. 12.8-9). O Espírito dá a indivíduos os dons necessários para o cumprimento do papel vital de manter uno o Corpo místico de Cristo que é a Igreja.

O movimento ecumênico busca unir as igrejas, mas é o Espírito Santo, verdadeiramente, quem une todos os cristãos em uma só Igreja. Cristo é a porta, e o Espírito Santo conduz a todas as pessoas para entrarem por esta Porta, "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (João 3.5). "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados, em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito" (1 Cor 12.13).

A unidade que o Espírito Santo produz é uma unidade real. Podemos sentir esta Unidade através da oração, em especial nesta Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos. Jesus ora pela unidade dentro da Sua Igreja: "que eles sejam um, assim como nós somos um" (João 17.11). A busca desta unidade é essencial para os Cristãos e devemos nos esforçar ao máximo para que ela se torne uma realidade: "esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há somente um corpo e um Espírito" (Ef 4.3-4).

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) deseja que a busca da Unidade da Igreja seja uma constante na vida de todos os nossos fiéis, na certeza de que, com a atuação do Espírito Santo, a obra de Cristo continuará a florescer cada vez mais na vida de todos os homens e mulheres de boa vontade.
Que o Espírito da Unidade continue a agir na mente e nos corações de todos nós. Amém.

P. Sin. Carlos Augusto Möller                                    Rev. Luiz Alberto Barbosa
Presidente Secretário Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀