Como parte da programação do Jubileu de Prata, em decorrência às comemorações dos 25 anos de Fundação da “Novena da Benção de São José”, o Santuário Arquidiocesano São José Operário, confiado aos Salesianos de Dom Bosco, em Manaus, Amazonas, realizou, na noite do sábado, 14/09, o evento “Sessão Solene de Homenagens aos Benfeitores”. A ação ocorreu no auditório do Colégio Dom Bosco, no bairro Centro, Zona Sul de Manaus.
A ação teve a finalidade de manifestar agradecimento aos colaboradores, parceiros e benfeitores da Novena de São José, que colaboram com a execução dessa manifestação de fé, na Amazônia Brasileira, realizada todo dia 19 de cada mês, no Santuário, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus. A novena reúne devotos e peregrinos de todas as zonas geográficas de Manaus, bem como de cidades da região metropolitana.
No evento, foram homenageados os Padres Salesianos de Dom Bosco, Padres da Arquidiocese de Manaus, Instituições Sociais e Órgãos Públicos, Leigos, além de Agentes das Pastorais, Serviços e Comunidades pertencentes ao Santuário.
A Novena de São José foi fundada no dia 19 de Setembro de 1999, com o intuito de potencializar a evangelização em Manaus. Atualmente, as celebrações ocorrem em cinco horários tradicionais: 6h, 9h, 12h, 16h e 19h. Além disso, esse momento de fé e devoção é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, por meio da Lei 5.179/2020.
Texto – Andrew Ericles, Santuário Arquidiocesano São José Operário, Manaus (Am)
Fotos: Anderson Pardo