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Canal de Manifestação, Denúncia e Ouvidoria da ISMA

Este canal tem como finalidade oferecer um meio seguro, ético e confidencial para o envio de denúncias, reclamações, sugestões ou elogios relacionados a condutas, práticas ou situações que possam violar:

  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018 – LGPD);
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990 – ECA);
  • Código de Conduta Ética e princípios institucionais da ISMA;
  • Demais normas legais e internas aplicáveis à sua atuação educacional, social e pastoral.

Público-Alvo

O canal é destinado a:

  • Funcionários, colaboradores, educadores, religiosos e voluntários da ISMA e filiais;
  • Crianças, adolescentes e jovens atendidos pelas obras sociais e educativas;
  • Pais, responsáveis, familiares e membros da comunidade;
  • Parceiros, fornecedores e público externo com vínculo institucional.

Princípios e Garantias

  • Confidencialidade e proteção da identidade do denunciante e dos envolvidos;
  • Proteção contra retaliações para denúncias feitas de boa-fé;
  • Imparcialidade e sigilo na análise e apuração dos fatos relatados;
  • Proteção de dados pessoais, conforme os princípios da LGPD;
  • Prioridade à proteção integral da criança e do adolescente, em conformidade com o ECA;
  • Ética, transparência e responsabilidade em todo o processo de apuração.