EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Um olhar sobre o Centro Salesiano Regional de Formação Permanente

Tive o privilégio de ser escolhida pelo presidente da mantenedora da Faculdade Salesiana Dom Bosco, Pe. Damásio Raymundo de Medeiros, superior da Inspetoria Missionária Salesiana da Amazônia e por seu Conselho, para fazer o curso de Formação de Docentes em Salesianidade, no Centro Salesiano Regional de Formação permanente, cuja sede fica em Quito, Equador.


O referido curso acontecerá em quatro etapas, sendo as três primeiras em Quito e a última prevista para acontecer na Itália, aonde pretender-se-á converger os estudos para o conhecimento “in loco” dos lugares que marcaram a história da congregação salesiana.


Nesta primeira etapa, participam 26 membros da família salesiana, consagrados e leigos, dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai. Fazem parte deste grupo 12 leigos, 1 salesiana F.M.A. e 13 salesianos, sendo 9 sacerdotes, 3 coadjutores e 1 que se prepara para o diaconato. Na abertura do evento, o diretor do Centro Salesiano Regional, Pe. Jaime Henrique Morales Afonso, ao dar-nos as boas vindas, disse que “somos o décimo grupo que inicia esta aventura em busca de conhecimentos sobre Dom Bosco. O estudo sobre Dom Bosco, faz com que o mesmo passe pelo coração de cada pessoa”. Explicou sobre a missão, os desafios e as possibilidades do Centro em preparar docentes em salesianidade para atuarem na região do cone sul.



Para melhor compreensão destes relatos, descreveremos brevemente a contextualização do Centro Salesiano Regional. O mesmo começou a ser pensado pelos inspetores em reunião decorrente do Capítulo Especial Cap.. Surgiu a partir das inquietações acerca da necessidade de dar respostas concretas às varias exigências de maior autenticidade, fidelidade e testemunho dos salesianos, dos leigos e dos jovens à sua vocação. Foi criado pelos mesmos inspetores na reunião anual do ano de 1974. Desde a sua criação o Centro tem como objetivos:



  • Oferecer animação e coordenação de serviços dentro do espírito renovador do CGE que definia a formação como um processo permanente;


  • Colaborar com os programas inspetoriais de salesianidade e de formação dos salesianos com vários anos de profissão religiosa e de ordenação sacerdotal;


  • Contribuir com grupos homogêneos de pessoas (leigas e/ou religiosas) responsáveis pela formação inicial, dada sua incidência nos processos da renovação;


  • Resgatar e ressignificar os valores da salesianidade;


  • Enfrentar de maneira prática e reflexiva os problemas e desafios que se apresentam nas diversas instâncias nas quais estão presentes as práticas de salesianidade.


    O Centro foi projetado como um organismo de serviço ágil e funcional, com uma equipe de coordenação, uma base logística adequada para hospedagem e uma biblioteca que responde à diversidade de seus serviços.


    Nesta primeira etapa do curso, os conhecimentos sobre Dom Bosco estão articulados em treze núcleos de estudos, cuja compreensão para ser facilitada, assimilada e concretizada, está voltada para uma metodologia específica, idealizada pelos dirigentes do Centro, pautada em cinco características, a saber:


    1.O MÉTODO HISTÓRICO:
    2.O MÉTODO HISTÓRICO-GENÉTICO:
    3.O MÉTODO HISTÓRICO PROCESSUAL:
    4.O MÉTODO RELIGIOSO-TEOLÓGICO:
    5.O MÉTODO DE ESTUDO E DE FOMAÇAO PERMANENTE DO DOCENTE EM SALESIANIDADE.


    A partir desta metodologia espera-se que os participantes do curso possam conhecer, assumir e divulgar os valores fundamentais que constituem o patrimônio espiritual da Congregação e da família salesiana: a inspiração que teve Dom Bosco ao empreender a sua missão, seu estilo de vida, seu trabalho educativo e apostólico. Vale ressaltar as vertentes essenciais para compreendermos o carisma. As mesmas são: A pessoa de São Francisco de Sales; A vida, obra e espiritualidade do fundador e de pessoas que passaram por experiência profunda e significativa de vida inspirada nos ideais salesianos; A tradição vivida, refletida e escrita da Congregação e a experiência evangelizadora que acontece em cada obra.


    Para fundamentar os estudos, considerando a necessidade de passar de uma leitura superficial, baseada no senso comum, para estudos mais científicos, além da assessoria pedagógica dos membros da equipe diretiva, o Centro dispõe, como já foi citado anteriormente, de uma biblioteca na qual há uma seção especializada sobre Dom Bosco, a história da congregação, da Família Salesiana e dos conteúdos fundamentais da salesianidade, além de várias publicações de caráter informativo e temático, frutos de encontros ocorridos no Centro, dos quais resultaram publicações, dentre outras, do Pe. Fernando Peraza, a quem foi dada à responsabilidade de idealizar e desenvolver as atividades pioneiras.


    Padre Peraza tem dedicado a sua vida a este Centro Regional, de maneira a alimentar a capacidade investigativa e de estudos dos salesianos consagrados e leigos, com vistas à consolidação de sua identidade carismática e da nos contextos sócio-culturais nos quais estão inseridos. atualização da missão


    A biblioteca dispõe de uma valiosa informação básica, histórico-documental, com obras não somente em espanhol, mas em vários idiomas, sobressaindo o italiano devido à identidade de Dom Bosco e o país de origem da congregação, o que permite o acesso à contextualização histórica do nosso fundador e dos valores fundamentais que tem enriquecido nosso patrimônio cultural e o nosso carisma.


    Pe. Jaime Henrique Morales Afonso, da inspetoria de Bogotá, diretor, juntamente com os inspetores, elabora a programação anual do Centro Permanente de Formação. Nesta programação, dentre outros, consta cursos para diretores, para formadores, para diáconos salesianos, Pastoral Juvenil e formação de docentes em Salesianidade, oferecido em quatro módulos. Ademais, além dos cursos descritos acima, outros são programados quando os inspetores sentem necessidade. Atualmente, Pe. Jaime Morales e sua equipe preparam um curso para confessores e diretores espirituais que será oferecido na República Dominicana.


    A direção do Centro e sua equipe enfrentam o permanente desafio de animar a identidade vocacional da família salesiana em consonância com a missão evangelizadora da igreja na América Latina.


    Atento às significativas transformações que reorganizam práticas, vivências e estruturas em todos os setores da sociedade, esta diretoria pretende atender um maior número de pessoas fazendo uso das tecnologias da comunicação e da informação, tão presentes neste século, daí já se começam os esboços para as propostas de formação on line.
    Para atender um público tão vasto como os que fazem parte da congregação, a equipe diretiva do centro precisa ser ampliada, o que requer grupos heterogêneos, a inserção de leigos, coadjutores e Filhas de Maria Auxiliadora. Oxalá em um futuro próximo se tenha a representação de vários segmentos da grande família salesiana na direção do Centro Regional.


    A oportunidade que nos foi dada para participarmos deste curso, reforça em nossas mentes e em nossos corações a validade de salesianos (as) religiosos (as) e leigos (as) atuarem cooperativamente de modo a oferecer aos jovens uma educação integral pautada na aquisição de conhecimentos científicos, profissionais, humanos, cristãos e éticos, para que possamos continuar a missão de EDUCAR EVANGELIZANDO, EVANGELIZAR EDUCANDO, mantendo a tradição salesiana, atualizando o carisma, ressignificando as nossas práticas.


    Retomar os estudos sobre os valores do sistema preventivo de Dom Bosco, fazendo a experiência de vida comunitária no Centro Salesiano Regional, convivendo com pessoas de várias nacionalidades, em cujas atitudes transparecem o compromisso com a salesianidade e a coerência entre a vida e os valores do evangelho, faz com que as barreiras de idioma, de cultura, de nacionalidade, de tradições sejam quebradas pelo espírito de família, pela alegria, pela prática diária da oração e da meditação, atitudes tão simples e tão educativas que transcendem a lingüística, o tempo e os lugares no propósito ímpar de deixar transparecer o legado que Dom Bosco nos deixou como herança: O CARISMA SALESIANO!


    Tenho certeza que a amizade criada neste Centro, fará com que ao voltarmos aos nossos países, a exemplo do que escreveu Dom Bosco em 1884, na Carta de Roma, quando pensarmos nas pessoas que conosco conviveram, tenhamos claro em nossas mentes e em nossos corações a célebre frase do nosso fundador: “MEUS CARÍSSIMOS FILHOS, PERTO OU LONGE, EU PENSO EM VÓS”.
    A cada um(a) que aqui estudou fica o compromisso de voltar ao seu país renovado(a) pelos princípios do Sistema Preventivo, para que possam de fato fazer de sua comunidade, “uma casa que colhe, uma paróquia que evangeliza, uma escola que prepara para a vida formando o bom cristão e o honesto cidadão”.


    Agradeço ao Pe. Damásio, ao Pe. Chicão, ao Pe. Cânio Grimaldi e a todo o Conselho da ISMA, esta oportunidade;


    À diretoria da Faculdade Salesiana Dom Bosco e da Universidade Estadual do Amazonas, sou grata pela minha liberação;


    Aos padres Jaimes Morales, Fernando Peraza, Rafael Borges, José Gallo (Pepe) e toda equipe do Centro Regional Salesiano, pela grandeza dos conhecimentos partilhados e da espiritualidade vivenciada;


    A todos os colegas de curso, em especial ao Pe. João Mendonça e ao Coadjutor Joel Brazão, pela convivência e partilha dos mesmos sonhos e ideais!


    Como dizia D. Bosco: “A gratidão é a fina flor da caridade”, portanto, mais uma vez, OBRIGADA!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀