EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

TRÍDUO DE SÃO JOSÉ: FORÇA EVANGELIZADORA

Paróquia São José – Ji-Paraná/RO

A vivência do tríduo em preparação a solenidade de São José foi uma rica e bela experiência “da sede de Deus que somente os pobres e simples podem conhecer” (Aparecida, 258), trata-se de um catolicismo popular, um verdadeiro tesouro a ser promovido e acompanhado com o olhar de pastor.

Nela, o Povo de Deus manifesta a sua sensibilidade, criatividade e relação com as motivações profundas da sua fé no seguimento de Jesus. Há ritos, lugares, cantos, orações próprias de cada expressão e, a Palavra de Deus ocupa um lugar de destaque. Neste sentido, somente a Palavra de Deus tem a força evangelizadora para transformar as práticas em evangelização e pode fazer das coisas antigas e novas uma fonte de água viva.

Nesses três dias de tríduo experimentei com as comunidades esta força evangelizadora e sinodal da Religiosidade Popular. Cada setor organizou as manifestações conforme achou melhor; e o que aconteceu? Tivemos a clara manifestação da sede de Deus que o povo tem, sede da Palavra. Por isso, o caminho feito, com a imagem de São José, foi uma peregrinação até o poço que é Jesus. Aproveitei do Evangelho do terceiro domingo da quaresma para manter vivo o encontro de Jesus com a samaritana e José como aquele que aponta a fonte verdadeira. José tornou-se uma bússola que indicou onde iríamos encontrar realmente o alimento que estávamos necessitando; e o povo respondeu e participou.

A reflexão bíblica teve como base os quatro sonhos de José (Mt1,18-25; 2,13-18; 2,19-23). A palavra de ordem foi: LEVANTA-TE. Uma Igreja que se coloca de pé e caminha, não perde o dinamismo missionário. Abre as portas, sai da mesmice, não teme ir ao encontro, constrói pontes. Outro dia o Papa comentava que Jesus não está à porta e bate para entrar, como diz o Apocalipse, mas está dentro pedindo para sair. O intimismo religioso fechou o querigma dentro das comunidades. Temos que sair da autorreferencialidade. VIVA SÃO JOSÉ.

P João Mendonça, sdb

+5

1 comentário em “TRÍDUO DE SÃO JOSÉ: FORÇA EVANGELIZADORA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀