A celebração eucarística no sábado, durante o Capítulo Inspetorial (CI’2007) teve um cunho bem missionário. Pe. Antonio de Assis, mais conhecido como Pe. Bira, presidiu a celebração e os Salesianos que trabalham na Área do Rio Negro agradeceram a Deus a presença missionária naquela região, onde a população indígena é predominante.
Durante a homilia, Pe. Bira, a partir da Palavra de Deus, ajudou os capitulares a meditar sobre a Sabedoria e a Autoridade na vida de Jesus Cristo e na nossa vida salesiana hoje. “A Sabedoria nos é dada através da oração. Ela nos serve para orientar nossos passos, sermos mais zelosos e cuidadosos, sensibilizar a nossa consciência. Como Jesus, nossa autoridade é expressa por meio do serviço que realizamos com sabedoria. A oração é o meio eficaz para a purificação do nosso serviço, para sermos pastores mais zelosos, conforme o coração de Deus, para promover o bem do povo e recebrmos suas bênçãos e graças infinitas”, .
O tema “discípulos e missionários em Jesus Cristo”, da V Conferência Episcopal Latino-Americana e Caribenha, realizada recentemente em Aparecida/SP, esteve presente ao longo dos trabalhos do CI’2007.
A missionariedade é muito forte na Congregação Salesiana. Logo no seu início, Dom Bosco enviou a 1a. expedição para a Argentina. A presença dos Salesianos, no Amazonas, começou na Área do Rio Negro, no ano de 1914.