EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

RMG – O desafio urgente da “Missão Ad Gentes” hoje

(ANS – Roma) – “Missão ad Gentes” é um termo frequentemente citado. Mas o que realmente significa? Não se trata apenas de voluntariado missionário, experiências missionárias ou coleta de fundos para atividades missionárias. A palavra “missão”, do latim missio, significa o “ato de enviar”. Enquanto “ad Gentes” indica um movimento “em direção ao povo”, particularmente àqueles que não conhecem Jesus Cristo ou que, tendo-o conhecido, abandonaram a fé cristã.  Portanto, a missão ad gentes é “a tarefa de pregar o Evangelho e implantar a Igreja entre os povos ou grupos que ainda não creem em Cristo” (Ad Gentes 6).

Hoje, o termo “missão” não pode ser entendido apenas em termos geográficos, como um movimento em direção às outrora “terras de missão”, mas também deve ser entendido em termos sociológicos, culturais e até mesmo digitais. Assim, a “Missão ad Gentes” existe onde quer que haja necessidade de proclamar o Evangelho, seja na África ou na Europa, nas selvas ou nos centros urbanos. Da mesma forma, “há uma nova consciência de que a atividade missionária é um assunto para todos os cristãos, todas as dioceses e paróquias, instituições e associações eclesiásticas” (Redemptoris Missio 2). Sem a missão ad gentes, a Congregação Salesiana corre o risco de se dobrar em uma introversão estéril ou ela permanece envolvida numa acédia paralisadora (Evangelii Gaudium 17,81)!

Os Atos dos Apóstolos contêm alguns elementos importantes da  missão ad gentes  que servem de guia para nós hoje:

– O encontro de Saulo com Jesus Cristo no caminho de Damasco levou a uma profunda conversão (Atos 9). Jesus encontrou Paulo e o transformou totalmente. Cristo é o ponto de partida e o objetivo necessário da “Missão ad Gentes”. É para Cristo, sobre Cristo e desde Cristo.

-No discurso de São Paulo no Areópago de Atenas (Atos 17,16-34), ele cita alguns filósofos e poetas gregos para introduzir conceitos como a ressurreição dos mortos e a salvação. Isto nos recorda que o primeiro anúncio está intimamente relacionado com a missão ad gentes e constitui o seu fundamento.

Testemunhar Cristo através de uma autêntica vida cristã foi a atividade central da primeira comunidade cristã (Atos 2,44-45). A missão ad gentes é necessariamente acompanhada por ações de autêntica bondade cristã e pela busca ativa de meios para libertar as pessoas, especialmente os pobres e marginalizados, de tudo o que os amarra e os afasta de Deus.

-A atividade de Filipe foi guiada pelo Espírito Santo (Atos 8,26, 29, 39). É importante, então, que o agente da Missão ad Gentes reconheça as sugestões do Espírito Santo. Com efeito a missão torna-se fecunda quando reconhecemos que o Espírito está agindo nas culturas, crenças e corações das pessoas antes da nossa chegada. É o Espírito Santo que dirige, inspira e faz avançar a missão ad gentes. Na verdade, o Espírito Santo é o principal agente da missão (Redemptoris Missio 21).

-Pentecostes ocorreu como resultado de uma oração na “sala do andar de cima” (Atos 1,13-14). Os milagres e as curas também ocorreram através da oração (Atos 3,1-18; 28:8). Com efeito, todo discípulo missionário vive necessariamente uma vida imersa na oração, porque é através da oração que se encontra a motivação, a força, a sabedoria e o amor para se empenhar na missão ad gentes.

Para Reflexão e Compartilhamento

– Como posso promover a missão Ad Gentes onde vivo e trabalho?

– Quanta importância dou ao meu testemunho de uma vida cristã autêntica?

P. Alfred Maravilla SDB

Conselheiro Geral para as Missões 

Fonte: ANS-Agência de notícia Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀