EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

REDE SALESIANA BRASIL PROMOVE ENCONTRO NACIONAL

O evento será realizado na cidade de Aparecida (SP), e pretende identificar os atuais cenários e apelos juvenis.

Entre os dias 28 e 30 de agosto, o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, na cidade de Aparecida (SP), será a sede do Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), que reunirá mais de 400 educadores das congregações dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora.

O grupo de participantes é formado pelas lideranças das dez inspetorias que formam a RSB, bem como, diretores, gestores e colaboradores das presenças salesianas de todo o Brasil.

Sob o tema: “Onde estão as juventudes?” Vinde e vede, e o lema: No “sacramento da presença, o segredo salesiano de educar e evangelizar”, este será o primeiro encontro com representantes de diferentes áreas da atuação salesiana em território nacional.

OLHAR PARA AS JUVENTUDES

Dentro da proposta programática, o evento abordará a atual realidade das juventudes –  as tendências e oportunidades para o trabalho com os jovens a partir do estudo do Quadro Referencial da Pastoral Juvenil Salesiana e do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil.

Além disso, serão realizadas oficinas temáticas, dentre elas: o habitar as redes sociais, a participação social e política e o cuidado com a casa comum.

Assista ao teaser de divulgação do encontro

Entre os nomes confirmados para mediar as reflexões estão: o Padre Miguel Ángel García, Conselheiro para a Pastoral Juvenil dos Salesianos de Dom Bosco, a Irmã Ivone Goulart Lopes, membro da equipe internacional da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora e Dom Nelson Francelino Ferreira, ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

RESPOSTAS CONCRETAS

Mais do que um momento celebrativo, o evento pretende provocar ressonâncias. Por isso, terá como gesto concreto a elaboração de propostas a nível inspetorial e nacional e a publicação de um Manifesto às juventudes a fim de inspirar a continuidade das reflexões e um compromisso de atender aos anseios das juventudes contemporâneas.

SOBRE A RSB

A Rede Salesiana Brasil é um vasto movimento em favor das juventudes, reconhecido nacional e internacionalmente por suas práticas educativo-pastorais nos mais diversos âmbitos. Ela representa a soma das forças entre Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e inúmeros colaboradores e colaboradoras em todo o país, engajados na propagação do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

É responsável por animar e unificar as diretrizes de trabalho de 100 escolas, 15 universidades, 103 obras sociais e 11 centros de comunicação espalhados pelo Brasil.

Serviço:

Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil

Data: 28 a 30 de agosto de 2023.
Local: Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, Aparecida (SP).
Atendimento à imprensa:comunica@salesianos.com.br
Acompanhe o evento pelas mídias sociais da RSB

Por Rede Salesiana Brasil-RSB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀