Dia 11 de agosto de 2006, à 15:30, na Escola Estadual São Miguel Arcanjo, em Iauaretê (AM), em sessão solene, a Ir. Cristina Freire FMA, passou a responsabilidade da gestão escolar da instituição, para a professora Bernadete Araújo, indígena, pedagoga, de etnia tariana. Ir. Cristina, em seu discurso de despedida, recordou aos presentes, pais e professores, a longa e significativa história de serviço na área da educação promovida pelas Filhas de Maria Auxiliadora e Salesianos em vista da promoção humana e cristã do povo indígena de Iauaretê. Disse também que as FMA deixam simplesmente a direção da Escola, mas continuarão em sua luta pela educação de qualidade e presentes na escola como educadoras e colaboradoras da nova diretoria.
Por sua vez, o diretor da Missão Salesiana, Pe. Bira, tomando a palavra agradeceu, na pessoa da Ir. Cristina, em nome dos Salesianos, o testemunho de dedicação das FMA na Educação junto à Escola Estadual São Miguel. Disse ainda que o povo de Iauaretê está vivendo um tempo muito importante de sua história caracterizada pela promoção da auto-determinação indígena. Este é um momento muito significativo o qual se manifesta como tempo de fechamento e de abertura. Fecha-se uma modalidade de atuação das FMA na área da educação: o que fazer com o passado? Reconhecer, agradecer, colher o bem plantado e os bons exemplos deixados por tantas irmãs… Abre-se, todavia, um novo horizonte para a educação do povo. Agora chegou a vez do povo dar testemunho de maturidade e de capacidade de servir na educação de acordo com a sensibilidade indígena local.
Dirigindo-se à nova Diretora, encorajou-a a não ter medo do futuro, a acreditar em suas potencialidades, a trabalhar promovendo uma saudável comunidade educativa e a contar com o apoio dos salesianos.