EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Procissão e Missa na abertura dos festejos em honra de Nossa Senhora das Dores

Manicoré/AM – No último dia 06 de setembro, aconteceu a grande abertura dos festejos em honra a Nossa Senhora das Dores com uma belíssima procissão fluvial que continuou pelas ruas da cidade.

Antes do início das celebrações litúrgicas, um grande mutirão de pessoas, convocadas pelo pároco, participou de uma série de reuniões para a realização dos preparativos do evento como: limpeza geral da Igreja e material litúrgico, revisão do telhado, revisão elétrica, a nova pintura, mudança do sistema de som (pois o antigo estava numa situação muita deficitária), ensaios de cantos, campanha de doação de alimentos para as noites de festas, pintura da Igreja e ornamentação da mesma. Para melhor sensibilizar o povo e convidá-lo para participar com entusiasmos e fé, a Pastoral da Comunicação da Paróquia gravou uma chamada para ser veiculada na Rádio Rio Madeira e o pároco um breve convite que está sendo veiculado na TV, segundo a programação televisiva local.

Durante a procissão fluvial, que saiu da comunidade de Santa Rita de Cássia na foz do Rio Manicoré, conhecido como boca do rio, muitos donos de embarcações que ficam na labuta do dia-a-dia no porto da cidade, participaram da procissão abrilhantando e dando um toque muito especial no maravilhoso Rio Madeira, que em vez de ver as águas barrentas, notadas durante o dia, a população presenciou um ato de fé muito grande: um rio todo iluminado por uma multidão de barcos que acompanhavam, rezando e cantando com a imagem da Santa Mãe das Dores, além das luzes dos barcos milhares de velas acomodadas em garrafas pet foram soltas nas águas que singravam rio abaixo promovendo um lindo visual noturno.

No porto central da cidade, outra grande romaria acompanhou a chegada da imagem de Nossa Senhora, que caminhou pelas ruas chamando e motivando os comerciantes, marreteiros, (que sempre tomam algumas ruas da cidade durante esse período), e os grandes devotos da Virgem para também fazerem parte e testemunhar esse grande momento. Com bandeiras e soltando fogos, chegaram até a Praça da Matriz. Fechando esse momento tão especial a celebração Eucarística foi presidida pelo padre Alfredo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora.

Cada noite até o fim dos festejos um sub-tema será refletido com as comunidades, que organizarão as procissões e os outros grandes momentos da festa. Na abertura, o primeiro sub-tema refletido durante a celebração foi o SIM DE MARIA, ajudando a aprofundar o tema dos festejos, que nos mostra Maria como caminho seguro que leva a Jesus: Caminho, Verdade e Vida.

O sim de Maria é um grande modelo de consagração e entrega total na missão que Deus nos confiou. Assim como Deus confiou a Maria para ser a Mãe do Salvador, ele nos convida a dar o nosso sim com generosidade e disponibilidade a serviço do outro e dizer com o coração aberto: eis-me aqui senhor faça-se em mim segundo a tua Palavra. Que a festa da padroeira de Manicoré ajude esse povo a ser mais solidários e disponíveis para o serviço e para a missão, com um sim cheio de convicção e fervor. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀