EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Primeiro dia da Visita de Conjunto da Região do Cone Sul

Esta terça-feira (21/03) foi o primeiro dia da Visita de Conjunto da região do Cone Sul. O encontro acontece na casa de retiros El Cenacle-La Montonera, com a participação do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime e do seu Conselho Geral, e com os Conselhos Provinciais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

O moderador do dia foi o P. Carlos Lira, Inspetor do Chile.

No início, o P. Darío Perera, da Argentina Sul, inspetoria anfitriã do encontro, fez uma saudação de boas-vindas e convidou seus irmãos a se sentirem “em casa”. Em seguida, apresentou os membros de seu Conselho Inspetorial.

Os demais inspetores se apresentaram com seus conselhos: Argentina Norte, Brasil Belo Horizonte, Brasil Campo Grande, Brasil Manaus, Brasil Porto Alegre, Brasil Recife, Brasil São Paulo, Chile, Paraguai e Uruguai.

O Reitor-Mor apresentou o seu Conselho Geral e, com a sua mensagem de abertura, iniciou formalmente a Visita de Conjunto. Na sua mensagem, P. Ángel destacou a origem destes encontros que começaram com o P. Egídio Viganò quando era Reitor-Mor e que, num dos últimos Capítulos Gerais, foi decidido manter este modo de visitar as regiões, partilhar e animar as Inspetorias no meio do sexênio. “É uma oportunidade para tomar o pulso de nós mesmos como região, para nos vermos e vermos as realidades e as coisas que queremos fortalecer a partir dos próprios Capítulos Inspetoriais e da animação de cada um dos Conselhos, onde há tanto em comum e tantas especificidades que os tornam únicos”, declarou o Reitor-Mor.

Padre Ángel também descreveu como “um fruto do Espírito” a possibilidade de ver “como somos sustentados como Congregação desde quando era apenas uma aventura de fé que transformamos em uma jornada carismática, não de uma simples sobrevivência, mas de sustento da missão com fidelidade carismática”. “A vida carismática da região não passa pelo número de salesianos que somos, mas olhando para as razões de esperança que temos como filhos de Dom Bosco, como Família Salesiana nesta região, em cada nação, em cada Inspetoria, para garantir a bela identidade carismática que temos em cada presença hoje”, afirmou P. Ángel Artime.

Sintetizando a mensagem, Reitor-Mor deixou claro que o carisma e as razões da esperança transcendem as pessoas. Esse carisma é o olhar e o sentimento com que a vida é partilhada.

Logo em seguida, P. Gabriel Romero apresentou um relatório sobre a realidade salesiana nesta região da América. Foi aberto então, um interessante espaço para intercâmbio, reflexões e perguntas entre todos os salesianos participantes.

À tarde, a terceira sessão do dia foi realizada pelo P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação, que desenvolveu uma apresentação sobre a identidade consagrada salesiana e a formação permanente. Em sua apresentação, P. Ivo destacou a situação atual sobre este ponto, as considerações gerais sobre a identidade consagrada salesiana e concluiu com uma proposta de caminho que pode ajudar no discernimento dos Inspetores e seus Conselhos de animação e governo em cada Inspetoria.

Em seguida, na sessão, o P. Gabriel Romero, juntamente com os Inspetores do Paraguai, P. Mario Villalba, e do Uruguai, P. Alfonso Bauer, apresentaram o Horizonte Inspirador 2022-2025 da Vida Consagrada na América, proposto pela Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR). O Horizonte Inspirador é baseado nas “Mulheres do Amanhecer. A audaciosa esperança ao amanhecer” (“E muito cedo, no primeiro dia da semana, chegaram ao sepulcro, assim que o sol nasceu – Mc 16,2). Foi dado tempo para apresentar o documento que aborda a realidade sociopolítica dos povos latino-americanos, a realidade eclesial e a necessidade de sinodalidade para a Vida Religiosa na América Latina, bem como o quadro bíblico proposto. Por fim, foram compartilhados os movimentos que o CLAR propõe para a vivência desse horizonte.

Mais tarde, antes de concluir o dia com a Eucaristia, houve um trabalho de reflexão e discernimento em grupos, durante o qual os salesianos puderam dialogar sobre as propostas do CLAR com base em um conjunto de questões orientadoras.

Fonte: Nícolas Mirabet-Inspetoria da Argentina (texto)/ Euclides Brites (tradução) – Inspetoria de Campo Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀