No dia 02 de fevereiro deste ano, a ISMA – Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia – inicia mais uma nova página de sua história. Com a chegada dos neoprofessos, neste dia, deu-se inicio definitivamente à nova comunidade salesiana do CESAF – Centro Salesiano de Formação, tendo como padroeiros os mártires Versiglia e Caravário.
Instalada na zona leste desta cidade de Manaus, e mais precisamente, no bairro do Zumbi I, o CESAF abriga não somente os estudantes de filosofia, mas também a comunidade do pré-noviciado, que vive na antiga residência dos irmãos Maristas. Ambas caminham com toda autonomia e independência em suas atividades e no dinamismo da vida comum do cotidiano. O Pe. Chicão é o diretor das duas comunidades. Uma de nossas riquezas é partilhar as alegrias da missão na oração, no trabalho e no lazer.
O pós-noviciado está composto de 5 padres formadores (destacamos a presença enriquecedora de D. Walter Ivan) e 13 formandos de várias partes de nossa querida ISMA. São eles: Pe. Francisco Lima / Chicão (Ceará + Manaus Amazonas); Pe. Alzimar Araújo (Barcelos Rio Negro); Pe. Antônio Carlos (Icoaraci Pará); Pe. Francisco Laudato ( Itália); Dom Walter Ivan (São Paulo);
Adail Acosta (Iauareté – Rio Negro); Assis Farias (Curuçá Pará); Carlos Eduardo (São Luis Maranhão); Dagoberto Azevedo (Pari Cachoeira Rio Negro); Edinelto Carvalho (Cruzeiro do Sul Acre); Giordano Cássio (Castanhal Pará); João Rivelino (Santa Isabel Rio Negro); José Luiz (Manaus Amazonas); Rafael Alan (Quatipuru Pará); Rogério Marinho (Pari Cachoeira Rio Negro); Steyve Dayve (Manaus Amazonas); Valdir Marques (Turiaçú – Maranhão) e Wilson Barros (Maracanã Pará).
Assim, queremos agradecer a Deus que continua abençoando esta nossa Inspetoria, de maneira que muitos irmãos pudessem colaborar para que esta nova realidade estivesse um rosto concreto. A eles também nossa gratidão e prece. Em suma, é mais um sonho concretizado. O nosso Pós-Noviciado em Manaus é mais riqueza humana e espiritual aos demais irmãos e jovens destinatários de nossa missão. Sejamos, pois motivo que leva cada irmão e cada jovem a aspirar à santidade.