EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Peregrinação e Exercícios Espirituais em Turim – Annecy

No primeiro semestre deste ano, celebramos o XXVI Capítulo Geral da Congregação cuja reflexão girou em torno do lema que sintetiza o projeto espiritual e pastoral de Dom Bosco: “Da mihi animas cetera tolle” (Dai-me almas e ficai com o resto).

Este mesmo evento pentecostal convidou todos os salesianos a “partir de Dom Bosco”, para assim reafirmar com maior audácia apostólica a própria identidade e missão na sociedade e na Igreja.

Animados por esta motivação e também pelos 50 anos de fundação da nossa Inspetoria, o Pe. Inspetor com o seu Conselho propuseram aos diretores e encarregados das comunidades uma peregrinação aos lugares-memória da vida de Dom Bosco e de S. Francisco de Sales. A idéia foi acolhida e iniciou-se, então, a preparação para concretizar este projeto.

Num primeiro momento nos encontraremos com o Reitor-Mor, Pe. Pascual Chávez, 9º. Sucessor de Dom Bosco e com o seu Vigário, Pe. Adriano Bregolin. Aproveitaremos também para participar da audiência com o Papa e visitar outros lugares significativos da “Cidade Eterna”.

Visitaremos Turim, Valdocco, Colle Dom Bosco, Chieri, Morialdo, Mondonio: lugares relacionados com a vida de Dom Bosco e de S. Domingos Sávio. Em seguida teremos contato com a terra de S. Francisco de Sales: Annecy, Lyon (França), Genebra (Suíça). Outros lugares estão ainda contemplados na peregrinação, como Ars (S. João Maria Vianney), Taizé, Ruínas da Abadia de Cluny.

Após a visita aos lugares de Dom Bosco teremos os “Exercícios Espirituais” na França, dirigido pelo Pe. Morand Wirth, grande conhecedor de S. Francisco de Sales. O nosso regresso está marcado para o dia 13 de setembro.

Participam deste encontro o Pe. Damásio, Dom Walter Ivan (bispo emérito de S. Gabriel da Cachoeira/AM), Pe. Chicão, Pe. João Benedito, Pe. José Raimundo, Ir. Gulli (convidado), Pe. José Manoel de Jesus (convidado), Pe. João Sucarrats, Pe. Alzimar, Pe. Reginaldo Oliveira, Pe. Justino, Pe. Gennaro, Pe. Sadeck, Pe. Canio Grimaldi (convidado), Pe. Mario Zangarini, Pe. Alberto Rypel, Pe. Filipe e Pe. Benedito Gualberto.

Nesta manhã de segunda-feira chegamos a Brasília onde fomos fraternalmente acolhidos pelo Ir. Amiranda (Escritório da Cisbrasil), Pe. Schiavo (diretor do Colégio Dom Bosco de Brasília), Pe. Levi e Pe. Círio. Também tivemos a alegria de reencontrar o Pe. Jacy Cogo que colaborou durante muitos anos com a formação na nossa Inspetoria.

Com uma celebração eucarística no final da manhã, o Pe. Inspetor apresentou a todos os peregrinos as motivações desta iniciativa. Na ocasião, ele relembrou o significado de começarmos esta experiência justamente em Brasília, lugar sonhado por Dom Bosco e, da qual ele é o padroeiro.

O nosso vôo será às 17h20 (Brasília-Lisboa-Roma), com chegada prevista em Portugal para as 6h20 da manhã desta terça-feira. No final da tarde, estaremos em Roma.

Desejamos manifestar o nosso agradecimento aos irmãos que assumem neste período o acompanhamento das comunidades e, ao mesmo tempo garantir-lhes a nossa oração fraterna, junto ao nosso Pai e Fundador, Dom Bosco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀