EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Paróquia São José Aleixo

Com o tema Paróquia São José, tua vida é missão!  Em plena sintonia com o 2o. Congresso Missionário arquidiocesano, e com o lema Para nós também existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe e nós igualmente existimos por ele (1 Cor 8,6b), 45 delegados estivemos reunidos nos dias 08 e 09 de janeiro na casa de retiro Monsenhor Giordano para rever, avaliar e planejar nossa ação evangelizsadora paroquial.

Na manhã do dia 08 a reflexão seguiu a provocação feita pelo pároco, padre João Mendonça, sobre o estado atual da paróquia. Com um texto bem elaborado dividido em três partes, ele apresentou as luzes e as sombras da realidade pastoral atual e deu algumas dicas para a nossa reação. Os debates em grupos foram riquíssimos e proporcionaram uma positiva avaliação e projeção da paróquia em sintonia com a 4a. Assembléia.

Na tarde nossa atenção se voltou ao projeto Pastoral Familiar, já definido na Assembléia passada e que necessitava de maior concretização. Tivemos a assessoria do Sr. Sabino da Pastoral Familiar arquidiocesana. Em seguida, em grupos, elaboramos alguns encaminhamentos que foram devidamente descutidos em plenário e votados, em vista da implantação da PF na paróquia.

Na manhã do dia 09 iniciamos com a celebração eucarística na matriz paroquial, e na ocasião o pároco apresentou todos os membros da Assembléia ao povo e proclamou solenemente a abertura do Ano Missionário Paroquial (texto abaixo). Em seguida, voltamos à casa de retiro e o pároco nos apresentou o projeto do Ano missionário e trabalhamos em grupos para acrescentar sugestões na concretização do mesmo. Na sequencia trabalhos o projeto Equipe de formadores paroquial, sugerindo nomes de possíveis membros da equipe e fizemos uma avaliação das ações pastorais de 2010. O resultado foi uma visão bastante positiva e dinâmica da paróquia sem omitir, é óbvio as lucanas e o que ainda preceisamos crescer, para ter o rosto mais fiel de uma paróquia confiada aos salesianos.

Damos granças a Deus pelo crescimento que tivemos em 2010 e queremos continuar crescendo na fé, semeando na esperança em nossos bairros e alargando a caridade entre nós.

PROCLAMAÇÃO DE ABERTURA DO ANO MISSIONÁRIO PAROQUIAL 2011.

Caros irmãos e irmãs

Por meio de Jesus Cristo recebemos a vocação para o apostolado (Rm 1,5)

A Igreja católica nasceu da vontade de Jesus Cristo como missionária: Ide e Anunciai, disse Jesus aos discípulos (Mt 16,15). Também hoje, Jesus nos envia em missão. É preciso anunciar o nome, a pessoa, os gestos e as palavras do nosso Salvador para que o mundo creia.

Portanto, em comunhão com o Congresso Missionário Arquidiocesano, convoco todo o Povo de Deus para viver intensamente o Ano Missionário Paroquial que começa nesta festa do Batismo do Senhor, 09 de janeiro, e terminará dia 29 de outubro, festa do padroeiro da Cáritas paroquial, o padre Miguel Rua.

Durante este período teremos as seguintes atividades:

– Congresso Missionário dos conselhos comunitários: 27/03

– Congresso missionário da Pastoral da juventude: 09 e 10/04

– Congresso missionário das crianças e adolescentes: 25 e 26/06

– Congresso missionário das famílias: 30 e 31/ 07

– Congresso missionário da 3a idade e enfermos: 25/09

– Seminário teológico-pastoral: 19, 20 e 21/08

– Processo formativo dos catequetistas durante todo o primeiro semestre;

– Continuação dos círculos bíblicos durante a Quaresma e peregrinaçào da imagem de Sáo em todas as comunidades de fevereiro a maio, em vista de sua festa;

Em cada comunidade haverá delegados responsaveis pela animação dos eventos. Portanto, anunciar o Evangelho será para nós, sobretudo neste período, motivo de alegria, testemunho e fraternidade. Todas as pastorais, movimentos e serviços, estão convocados a dar prioridade a estes eventos, mais ainda, deverão realizar suas ações particulares com o espírito do Ano Missionário.

Deus nos pede ousadia e confiança. Não estaremos sozinhos porque o Espírito Santo nos guiará. A todos e todas a minha benção e abraço fraterno.

Pe. João da Silva Mendonça Filho, sdb

Pároco

Manaus, 09/01/2011.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀