Por P José Ivanildo Melo / Inspetoria São Domingos Sávio –
A comunidade da Missão Salesiana em Maturacá (AM), realizou neste domingo, 25, a tradicional Missa de Ramos que dá início a Semana Santa e é celebrada com grande participação nas comunidades católicas do mundo todo.
Mais de 300 pessoas participaram da procissão que percorreu o centro da comunidade Yanomami e foi concluída com uma missa festiva no Ginásio padre Antônio Góes, fundador da presença Salesiana entre os Yanomami e que, se estivesse vivo, completaria cem anos de vida.
Em clima de alegria e contrição os participantes empulhavam seus ramos e cantavam fervorosamente. O pároco padre Washington Luís Macena e o Diretor da Missão, padre Raimundo Marcelo Maciel, avaliaram o momento como uma demonstração bonita da fé do povo Yanomami. “Neste ano que celebramos os cem anos de nascimento do fundador desta missão, celebrar o início da semana santa em um ginásio que leva o seu nome é muito significativo para todos nós”, afirmou padre Raimundo Marcelo.
Para padre Washington todo o trabalho realizado pelos salesianos na região, a partir de padre Antônio Góes produziu frutos, “[a participação do povo Yanomami na celebração] É a confirmação de que a semente produziu bons frutos de vida, formação humana, promoção cultural e evangelização”, concluiu o pároco.