No último domingo, 11 de junho, a Paróquia Salesiana de Nossa Senhora de Fátima, em Porto Velho/RO, celebrou a missa de reinauguração da histórica Igreja de Santo Antônio, situada às margens do Rio Madeira.
O pároco padre Sérgio Lúcio presidiu a eucaristia, que contou com centenas de fiéis. Na ocasião, foi feita a memória histórica do templo e a valorização de tantos fiéis que construíram e legaram a Igreja de Santo Antônio para as gerações futuras.
A Igreja de Santo Antônio foi construída no ano de 1914, na antiga Vila de Santo Antônio do Rio Madeira, que posteriormente foi sede do então Distrito Federal do Guaporé e depois anexada ao município de Porto Velho, que passou a ser a capital do Estado de Rondônia.
O templo ficou fechado por quatro anos devido a degradação natural e a pandemia da Covid-19. Embora o templo fosse tombado pelo patrimônio histórico do Estado, nenhuma verba governamental foi dada para esse restauro. Todos os recursos vieram por parte da comunidade católica da Paróquia Salesiana de Fátima.
Nesta nova reforma o forro foi refeito, telhado consertado e infiltrações do tempo ajustadas.
Com a reinauguração, passa-se a ter a celebração da santa missa todos os domingos, às 10h30 da manhã.
Por Padre Sergio Lúcio Alho da Costa