EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Padre Salesiano José Ivanildo Melo é nomeado como novo Pároco-Reitor do Santuário São José da Arquidiocese de Manaus para o ano de 2023

O Inspetor Salesiano na Amazônia, padre Jefferson Luis, anunciou, nesta segunda-feira, 02/01, a nomeação do padre José Ivanildo Melo, Salesiano de Dom Bosco (SDB), como novo Pároco-Reitor do Santuário Arquidiocesano São José Operário, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus, para o ano de 2023. O anúncio ocorreu durante a reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), que contou com a presença dos coordenadores, tesoureiros e secretários das Pastorais, Comunidades e Movimentos da comunidade paroquial. 

A escolha foi definida após diálogos do Conselho Inspetorial com o intuito de potencializar o processo de evangelização e o trabalho com os jovens no território pastoral, sob responsabilidade da Congregação Salesiana.

O recém-nomeado, padre José Ivanildo, já atuou neste serviço pastoral em 2019 e relata como acolhe essa nomeação, bem como quais são as expectativas para a nova obediência.

A data para a celebração de posse será anunciada em breve, após diálogo com o arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Cardeal Dom Leonardo Steiner.

Missão

O novo Pároco-Reitor terá a responsabilidade de coordenar diversas ações pastorais em um dos Santuários mais conhecidos da Arquidiocese de Manaus, que completa 75 anos de fundação em fevereiro, como a tradicional Novena da Bênção de São José, que ocorre todo dia 19 de cada mês há 23 anos, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, na qual acolhe inúmeros fiéis de todas as zonas geográficas de Manaus; além das 26 pastorais que desempenham um papel de evangelização na comunidade local e o oferecimento dos sacramentos, como Batismo, Matrimônio e Eucaristia.

Trajetória

Nascido em Irituia (PA) em 16/07/1983, o padre José Ivanildo de Oliveira Melo é filho de José Melo e Creusa Maria, vem de uma família de sete irmãos. Iniciou a carreira salesiana em 2004, como aspirante salesiano na cidade de Ananindeua (PA). Veio a Manaus pela primeira vez em 2006 para dar início ao pré-noviciado e o noviciado foi realizado na cidade de Indápolis (MS) e a primeira profissão religiosa foi realizada em 2009 e, como salesiano trabalhou em vários lugares, como: São Gabriel da Cachoeira e Manicoré (AM), nos últimos quatro anos esteve em São Paulo estudando Teologia.

Foi ordenado presbítero no dia 09 de dezembro de 2017 na cidade de Ananindeua (PA) e, em 2018 foi lhe confiado o serviço de coordenador de pastoral da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), formador do aspirantado e membro da comunidade do Centro Salesiano de Formação (CESAF). Foi delegado Inspetorial de Comunicação (2018-2019), Pároco-reitor do Santuário Arquidiocesano São José – Centro em 2019 (Manaus – AM), Delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana (2020), Secretário Inspetorial (2019-2021). Nos últimos anos, foi pároco na Paróquia São José Operário Leste em Manaus (2020-2022) e atualmente é conselheiro Inspetorial.

Texto: Andrew Ericles | PASCOM Santuário São José Operário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀