EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

PADRE RYPEL LEVARÁ JOVENS DA AMAZÔNIA À JMJ

Por COMSOC/ISMA –

As mochilas e os sacos de dormir já estão prontos para a viagem do Pe Alberto Rypel com 20 jovens na próxima terça-feira (19). Para quem pensa que eles vão fazer mais um retiro nas proximidades de Manaus, errou. Eles estarão embarcando para Cracóvia, na Polônia para participarem da Jornada Mundial da Juventude 2016.

A JMJ, o maior evento da juventude mundial, acontecerá de 25 de julho a 1º de agosto, e pretende receber 2 milhões de jovens de todo o mundo, em uma das formas de evangelização da Igreja, que através das Jornadas continua a anunciar a mensagem de Jesus Cristo aos jovens.

Jovens de todo o mundo seguirão os mais variados roteiros que levarão a Cracóvia. Pe Rypel e os vinte jovens escolheram o seguinte roteiro:

Dia 16 recepcionam os jovens vindos de Ji-Paraná que até dia 19 estarão em momentos de convivência, quando todos sairão de Manaus para Varsóvia com escala em Belém, Lisboa e Varsóvia. Alguns irão fazer uma escala por Frankfurt, mas todos chegarão a Varsóvia no mesmo dia. Do aeroporto o grupo pegará um trem rumo à estação de Warszawa Wschodnia de onde caminharão até a Casa Inspetorial dos Salesianos onde irão pernoitar e fazer as alimentações.

A quinta-feira (21) será dedicada à visita dos pontos turísticos na cidade de Varsóvia, e logo cedo na sexta-feira, de trem, irão rumo ao santuário nacional Czestochowa (Jasna Gora) Madonna Negra. A previsão de chegada será ainda pela manhã para poderem fazer visitações até o horário da celebração, de onde irão para a cidade de Opole.

A chegada em Opole será em Parafia swietego Piora i Pawla, que é uma paróquia de onde o grupo será acolhido por famílias locais. O intercâmbio de culturas terá como objetivo não somente a evangelização onde cada membro dará o seu testemunho, mas também o de conhecer a cultura do povo, da juventude e da Igreja local.

No sábado o grupo poderá conhecer Opole através da programação da paróquia que os levará por passeios pela cidade, e a noite terão a oportunidade de conhecerem a cultura local com a apresentação de um grupo musical. O encontro de todos os grupos da Arquidiocese de Manaus acontecerá, no domingo, em Gora Swietej Anny, a 40 km da cidade Opole.

Na segunda todos partem rumo a Cracóvia. Pe. Rypel e os vinte jovens ficarão hospedados na Casa Salesiana Losiowka, perto do rio Vistula (Wisla) próximo ao centro da cidade. A programação da JMJ nos dias seguintes será:

DIA 26/7 (terça-feira): Cerimônia de abertura, o Festival da juventude e missa de abertura (celebrada pelos prelados da Polônia e outras dioceses do mundo inteiro)

DIA 27 a 29/7(quarta-feira): As Catequeses nos diversos idiomas.

DIA 28/7 (quinta-feira): Catequeses nos diversos idiomas; Festival da Juventude e Chegada e Boas-vindas ao Santo Padre.

Dia 29/7 (sexta-feira): Catequeses nos diversos idiomas; À noite haverá a Via Sacra na presença do Papa.

Dia 30/7 (sábado): Festival da Juventude; Vigília com o Santo Padre o Papa.

Dia 31/7 (domingo): Missa Dominical. Encerramento da XXXI Jornada Mundial da Juventude e anúncio da próxima edição do evento.

A programação da JMJ encerra no próprio domingo, mas Pe Rypel e os vinte jovens continuam na Polônia até dia 3 de agosto, quando retornam ao Brasil, após visitarem a cidade de Wadowice, onde nasceu o Papa João Paulo II e o Campo de Concentração Oswiemcim.

c65d176b-addd-40aa-b247-a579f3c44d86
Jovens Salesianos de Manaus que serão enviados a JMJ
Jovens Salesianos de Ji-Paraná que serão enviados a JMJ
Jovens enviados a JMJ
Jovens enviados a JMJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀