Como é de praxe, o superior dos Salesianos, no início dos trabalhos do Capítulo Inspetorial, apresenta um relatório sobre o estado da Inspetoria aos capitulares.
Este relatório é fruto da visão e da experiência de seu trabalho nestes 3 anos como Inspetor Salesiano. O relatório, com 27 páginas, traz assuntos de interesse da vida dos Salesianos e da Missão Salesiana na Amazônia.
Padre Damásio destaca, na primeira parte de seu relatório, os avanços da Inspetoria e os novos desafios que emergem no dia-a-dia da Missão Salesiana. “É um momento importante esse, porque é de avaliação, onde os Salesianos tomam consciência, como comunidade inspetorial, que o trabalho realizado foi revestido de grande benefício para os nossos destinatários. Podemos apresentar muitos avanços graças a esta articulação desencadeada na ISMA há vários anos, que eu assumi também como meta para o atual inspetorado”, comenta Pe. Damásio Medeiros, Inspetor Salesiano desde 2004.
A apresentação do relatório foi bastante completa, onde os Salesianos puderam sentir como está hoje a caminhada da ISMA, nas diversas realidades geográficas. No dia seguinte, os capitulares puderam reagir à apresentação do relatório do Inspetor, no trabalho das cinco comissões existentes. O plenário foi o espaço depois de partilha desta reação, concluído com a colocação do próprio Inspetor que procurou de esclarecer alguns pontos ressaltados pelos capitulares.
Os trabalhos do Capítulo Inspetorial prosseguiram com a amanhã de espiritualidade sobre o tema: Retornar a Dom Bosco.