EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Padre Cânio é homenageado pelo Conselho Estadual de Educação

Na quinta-feira da semana passada, dia 20 de dezembro, o vice-diretor de Ações Comunitárias da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), padre Cânio Grimaldi, foi homenageado pelo Conselho Estadual de Educação. Ele recebeu a Medalha do Mérito Educacional, concedida aos educadores e personalidades que, por meio de seu ofício, contribuíram de forma significativa com a formação dos amazonenses. A solenidade de premiação ocorreu no auditório da reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), situado na Avenida Djalma Batista, Flores, Zona Centro-Sul. Na ocasião, outros onze ilustres educadores também foram homenageados.

Padre Cânio foi escolhido para discursar durante o evento, em nome dos demais contemplados com a Medalha do Mérito Educacional. Em sua fala, ele comentou a importância que a Educação tem na sociedade atual e ressaltou a necessidade da paixão e entusiasmo por parte dos educadores, conforme dizia Paulo Freire. Além disso, como único religioso entre os premiados, ele abençoou todos os presentes e pediu que todos os professores sejam agraciados com a sabedoria do Espírito Santo no exercício de suas atividades.

Reencontro

Cerca de 100 pessoas assistiram à solenidade, em sua maioria notórios educadores e pesquisadores ligados ao setor público. Representando a FSDB, estiveram presentes a vice-diretora acadêmica, Meire Botelho, e o diretor-sócio da instituição, padre Antônio de Assis Ribeiro, o padre Bira. Alguns acadêmicos também acompanharam a cerimônia. Padre Cânio contou que eventos deste tipo são muito importantes por promoverem o encontro entre colegas educadores que não se viam há muito tempo. “É sempre interessante reencontrar amigos de longa data”, afirmou o salesiano.

Padre Cânio Grimaldi foi o primeiro diretor-executivo da FSDB. Ele também acompanhou o processo de credenciamento da Faculdade Salesiana e já foi, na década de 70, diretor do Colégio Dom Bosco (CDB).

Outros homenageados

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída em 1960, mas não vinha sendo realizada nos últimos anos. Somente em 2006 ela foi reeditada pelo Governo Estadual. Os outros educadores homenageados foram: Djanira Gualberto da Costa (Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas – Sinteam); Isa da Silva Leal (Uninorte); Ana Maria da Silva Falcão (Secretária de Educação Adjunta da Capital – SEDUC); Garcilenil do Lago e Silva (Ufam); Alda Peres Figueira; Janderli Loiola Fonseca; Débora Rebelo Gomes (Faculdade Martha Falcão); Marilene Corrêa da Silva Freitas (UEA); Delva Maria Mota; Maria das Dores Lima da Silva e Reinaldo dos Santos Souza (Coordenador Regional de Educação de Itacoatiara – AM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀