EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Padre Cânio é homenageado pelo Conselho Estadual de Educação

Na quinta-feira da semana passada, dia 20 de dezembro, o vice-diretor de Ações Comunitárias da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), padre Cânio Grimaldi, foi homenageado pelo Conselho Estadual de Educação. Ele recebeu a Medalha do Mérito Educacional, concedida aos educadores e personalidades que, por meio de seu ofício, contribuíram de forma significativa com a formação dos amazonenses. A solenidade de premiação ocorreu no auditório da reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), situado na Avenida Djalma Batista, Flores, Zona Centro-Sul. Na ocasião, outros onze ilustres educadores também foram homenageados.

Padre Cânio foi escolhido para discursar durante o evento, em nome dos demais contemplados com a Medalha do Mérito Educacional. Em sua fala, ele comentou a importância que a Educação tem na sociedade atual e ressaltou a necessidade da paixão e entusiasmo por parte dos educadores, conforme dizia Paulo Freire. Além disso, como único religioso entre os premiados, ele abençoou todos os presentes e pediu que todos os professores sejam agraciados com a sabedoria do Espírito Santo no exercício de suas atividades.

Reencontro

Cerca de 100 pessoas assistiram à solenidade, em sua maioria notórios educadores e pesquisadores ligados ao setor público. Representando a FSDB, estiveram presentes a vice-diretora acadêmica, Meire Botelho, e o diretor-sócio da instituição, padre Antônio de Assis Ribeiro, o padre Bira. Alguns acadêmicos também acompanharam a cerimônia. Padre Cânio contou que eventos deste tipo são muito importantes por promoverem o encontro entre colegas educadores que não se viam há muito tempo. “É sempre interessante reencontrar amigos de longa data”, afirmou o salesiano.

Padre Cânio Grimaldi foi o primeiro diretor-executivo da FSDB. Ele também acompanhou o processo de credenciamento da Faculdade Salesiana e já foi, na década de 70, diretor do Colégio Dom Bosco (CDB).

Outros homenageados

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída em 1960, mas não vinha sendo realizada nos últimos anos. Somente em 2006 ela foi reeditada pelo Governo Estadual. Os outros educadores homenageados foram: Djanira Gualberto da Costa (Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas – Sinteam); Isa da Silva Leal (Uninorte); Ana Maria da Silva Falcão (Secretária de Educação Adjunta da Capital – SEDUC); Garcilenil do Lago e Silva (Ufam); Alda Peres Figueira; Janderli Loiola Fonseca; Débora Rebelo Gomes (Faculdade Martha Falcão); Marilene Corrêa da Silva Freitas (UEA); Delva Maria Mota; Maria das Dores Lima da Silva e Reinaldo dos Santos Souza (Coordenador Regional de Educação de Itacoatiara – AM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀