EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Os sdb em números

Os Salesianos no mundo são 15.952
(ANS – Roma) – Apresentados ontem, 25 de janeiro, os dados estatísticos da Congregação salesiana, atualizados em 31 de dezembro de 2009. 15.952 os Salesianos no mundo, incluídos os bispos e os noviços.

Entre os temas que o Conselho Geral estudou no encerramento dos trabalhos da sessão plenária de inverno estiveram também as estatísticas da Congregação, atualizadas em 31 de dezembro de 2009.

Dos dados chegados das 92 Inspetorias e Visitadorias, como são chamadas as circunscrições religiosas em que está organizada a Congregação, emerge que, no mundo, os salesianos professos são 15.465, compreendidos os bispos. Os noviços, presentes nos noviciados no final de dezembro de 2009, eram 487. O número completivo (professos + noviços) é de 15.952, -142 (menos cento e quarenta e dois) relativamente a 2008.

Em detalhe, os professos perpétuos são 13.084, compreendidos os bispos; e 2.381 os salesianos com votos temporários.

Os neoprofessos salesianos coadjutores em 2009 foram 39 (8,95% do número total dos neoprofessos do ano); e os neosacerdotes, 195.

Considerando as Regiões – conjunto de várias Inspetorias ou Visitadorias – observa-se um crescimento mais sensível na Região salesiana Ásia Sul. Cresce também a Região salesiana África-Madagascar. A Região salesiana Ásia Leste-Oceânia permanece quase estável. As demais Regiões estão todas em diminuição, sendo o descenso mais acentuado nas da Europa.

As Inspetorias e Visitadorias são 92, uma a menos relativamente a 2008, porque a Visitadoria do Canadá (CAN) foi integrada na Inspetoria dos Estados Unidos-Leste (SUE). As Nações em que os Salesianos de Dom Bosco estão presentes são 130. No decurso de 2009 acrescentou-se a presença no Bangladesh, embora ainda não tenha sido canonicamente erigida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀