Manaus/AM – No dia 20 de outubro, a UEA Sinfônica – projeto de extensão da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), realizou apresentação única na Igreja do Colégio-Paróquia Dom Bosco, a partir das 19h30. O evento foi preparado em homenagem ao Mês das Crianças e o repertório clássico apresentado contou com as obras do compositor Joseph Hayden, Sinfonia n° 101, e também a obra do compositor Sergei Prokofiev intitulada “Pedro e o Lobo”.
Durante um mês cerca de 60 pessoas, entre alunos e professores da Universidade do Estado do Amazonas ensaiaram para apresentação que teve a regência do maestro da UEA Sinfônica, Adroaldo Cauduro. O concerto, aberto ao público, teve a duração de aproximadamente uma hora.
Sobre o concerto – Composto em 1936, o concerto Pedro e o Lobo tinha como objetivo maior mostrar às crianças as sonoridades dos instrumentos musicais de uma orquestra sinfônica. Tomando por base um antigo conto da Rússia, o compositor atribuiu a cada um dos oito personagens da história uma identidade sonora diferente.
Dois ex-alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco (Manaus/AM) fazem parte da UEA Sinfônica.
Fonte: Portal da Universidade do Estado do Amazonas, adaptado por Wellington Gonçalves (sdb).