(ANS – Turim) – Eis iniciado, a 11 de agosto de 2024, em Valdocco, em atmosfera de alegria, oração e esperança, o tão esperado Sínodo da Juventude Salesiana. O importante encontro reúne 376 participantes, entre os quais 292 jovens de todo o mundo, além de muitos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora.
O Sínodo coincide com o Bicentenário do famoso “Sonho dos Nove Anos”, de Dom Bosco – momento crucial que inspiraria todo o carisma salesiano. Em suas calorosas boas-vindas, o P. José Lorbeth, Coordenador-Geral do Sínodo, enfatizou que o Sonho é a própria razão pela qual os convocados se reúnem em Valdocco – poderoso testemunho da influência duradoura dos sonhos quando eles se alinham com a vontade de Deus.
O P. José enfatizou o significado simbólico do logotipo do Sínodo: o evento foi concebido como uma experiência envolvente de oração, comunidade, reflexão e diálogo. O Sínodo celebra tanto o sonho de Joãozinho Bosco quanto as aspirações da juventude salesiana de hoje. Ele incorpora o espírito salesiano de sinodalidade, unindo os jovens sob o manto protetor de Maria, simbolizado pela cor azul no logotipo. Essa imagem reflete sua caminhada de discernimento e oração, guiando-os em direção a Cristo – o Bom Pastor.
A preparação para este Sínodo começou muito antes da chegada dos participantes a Valdocco: durante o ano passado, jovens de todo o mundo salesiano estiveram engajados em profunda reflexão e planejamento. Um resultado significativo dessa fase preparatória foi a coleta de 211 sonhos de jovens, de 94 países, sonhos reunidos em livro especial. Além disso, um questionário abrangente foi distribuído às inspetorias, convidando os jovens a compartilhar as suas aspirações: para si mesmos, para a Igreja, para a sociedade e para o Movimento Juvenil Salesiano (MJS). As respostas lançaram as bases para o «Instrumentum Laboris» do Sínodo. Ele guiará os debates e deliberações durante a semana.
O Sínodo decorrerá em três fases principais: a fase pré-sinodal; a celebração em Valdocco e no Colle Don Bosco; e a fase de implementação pós-sinodal. Cada dia do Sínodo explorará um só aspecto do Sonho. O primeiro dia se concentrará em “Olhar o sonho”.
A cerimônia de abertura contou com uma bem moderna vídeo-representação do sonho, capturando a imaginação dos participantes. A seguir, houve uma solene Procissão da Palavra de Deus, no teatro: evento que enfatizou a centralidade da presença de Deus no Sínodo. Depois de um momento de oração, os participantes se envolveram num animado jogo de ‘Kahoot’, testando seus conhecimentos sobre a história e a espiritualidade salesiana. A cerimônia de abertura terminou com a apresentação do documento de trabalho aos representantes de cinco grupos linguísticos: italiano, espanhol, francês, inglês, português.
Após as formalidades, os participantes participaram de visitas guiadas a Valdocco, mergulhando na rica história e no legado de Dom Bosco. Esse inicial aprendizado experimental visou ajudar os Jovens Delegados a não apenas entender a vida de Dom Bosco mas também a testemunhar como o seu sonho continue a dar frutos através de gerações e continentes. O P. José Lorbeth incentivou os participantes a aproveitarem dessa rara oportunidade de se conectarem profundamente uns com os outros, propondo que se encontrassem e conhecessem de 10 a 20 pessoas novas a cada dia, promovendo um vero espírito de unidade salesiana e global.
O tema “Ver o Sonho” guiou os participantes em suas reflexões, lembrando-os de que fazem parte de um sonho maior e mais divino – um sonho que começou aos nove anos da vida de João Bosco e continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo. O Sínodo da Juventude Salesiana 2024 é mais do que um evento: é um movimento, uma celebração, um testemunho do poder dos sonhos alinhados com a visão de Deus. Durante o Sínodo, os participantes se aprofundarão no significado do sonho de Dom Bosco, explorando sua relevância hoje e descobrindo como eles também podem moldar o futuro segundo “a fôrma de seu sonho”.