EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Novo Inspetor da ISMA

Alegrai-vos no Senhor. Repito, alegrai-vos!

Na aurora desse novo dia, 24 de julho, comemoração mensal de Nossa Senhora Auxiliadora, tenho, em nome do REITOR-MOR e do nosso Conselho Inspetorial, a grande satisfação de anunciar aos irmãos, à Família Salesiana e leigos o nome do NOVO INSPETOR DE MANAUS:

P. BENJAMIM MORANDO

Após a preparação e realização da consulta na Inspetoria, e o discernimento conduzido pelo P. Páscual Chávez, e seu Conselho, aprouve ao IX Sucessor de Dom Bosco, nomear o P. Benjamim para o serviço de animação e governo para o sexênio da Inspetoria São Domingos Sávio/Manaus, 2009-2015.

P. Benjamim é chamado para exercer esse serviço pela segunda vez, na nossa Inspetoria. É conhecido de todos, e conhece a maioria dos irmãos.

P. Benjamim, é italiano, mas assumiu a cidadania brasileira, como paraense. Nasceu em Camposampiero – Padova – Itália em 04 de Julho de 1943. Sua primeira casa salesiana foi o Aspirantado em Castello de Godego em 24/09/1950. Noviciado em Albare di Costermano de 15/08/1963 em 15/08/1964. A sua primeira profissão em Albare di Costermano em 16/08/1964 e a profissão perpétua no Colégio do Carmo em Belém/PA em 18/08/1970.
A ordenação diaconal aconteceu em Frascati em 19/01/1974 pela imposição de D. Aloysio Liverzani. E a ordenação Sacerdotal em Milão, Santo Ambrósio, em 28/06/1974 pela imposição das mãos de D. Luigi Oldani.

Ele estudou filosofia em São João del Rey/MG de 1965 a 1968 e fez tirocínio em Colégio Salesiano N. Senhora do Carmo em Belém/PA em 1969 e 1970. Estudou teologia em Roma na Università Pontificia Salesiana de 1971 a 1974.

ATIVIDADES:

1975: em Manaus/AM no Domingos Sávio foi Vice-Diretor, Conselheiro e Coordenador de Pastoral;
1977-1980: em Belém/PA no Colégio S. Nossa Senhora do Carmo foi Vice-Diretor, Conselheiro e Coordenador de Pastoral;
1981-1985: em Belém/PA no Colégio S. Nossa Senhora do Carmo foi Diretor;
1985: Foi Conselheiro Inspetorial
1986-1991: em Manaus/AM, na Casa Inspetorial, foi Inspetor;
1992: em São Gabriel da Cachoeira- Rio Negro/AM foi Ecônomo;
1993-1995: em Maturacá-Rio Negro/AM foi Encarregado;
1996-2004: em Iauareté-Rio Negro/AM foi Diretor, Ecônomo e Pároco;
2004-2009: em Manaus/AM na Casa Inspetorial é Ecônomo Inspetorial, Membro do CAEF, Coordenador da Comissão Inspetorial de Filantropia da Equipe Econômica e Equipe Administrtiva, Membro de Comissão Inspetorial de Obras Sociais e Comissão Inspetoria de Pastoral.

Nesses anos, tive a oportunidade de ter o P. Benjamim ao meu lado, no economato inspetorial. Superamos dificuldades, convergimos em decisões e ações. Ele sempre soube, embora sendo um ex-inspetor, ouvir, escutar e agir, segundo as orientações do P. Inspetor. De todo coração desejo a ele um fecundo e promissor serviço aos irmãos, animador de leigos e da Família Salesiana, em sintonia com a Igreja do Brasil e a da vida religiosa que pulsa nesse continente e na Amazônia, finalmente agradeço-lhe o serviço, muitas vezes árido, desempenhado no economato.

Agradeço também aos membros do Conselho Inspetorial que souberam nesses anos, formar um só coração com o Inspetor, e pensar, animar a agir em prol da missão nessa região. De modo especial, aos irmãos que estiveram comigo desde o início de meu Inspetorado: P. Francisco Lima, P. João Benedito, P. Cânio, e ao P. Benjamim, mas também o P. Sadeck, P. Reginaldo e P. José Raimundo. E tive também a oportunidade de ter no Conselho, o P. Mendonça, P. Bira, P. François, e Sr. Gulli. E todos nós, membros do Conselho Inspetorial, com o sentimento de missão quase cumprida, reafirmamos nosso sentido de pertença à Inspetoria e de disponibilidade obediencial ao novo Inspetor.

A tomada de posse do novo Inspetor, acontecerá no dia 29 de setembro, às 19h00, em Manaus, Igreja de São José – Centro, durante a celebração Eucarística, presidida pelo Reitor-Mor e com a presença de seu Vigário, dos Inspetores da nossa Região Cone Sul, dos irmãos e da Família Salesiana da Inspetoria.

Ao P. Benjamim caberá nos preparar para celebrar o centenário da presença salesiana na Amazônia e ao bicentenário dos nascimento de Dom Bosco, além de um calendário salesiano ricamente estimulador para a nossa fidelidade a Dom Bosco e aos jovens.

P. Benjamim, meu ecônomo inspetorial, o Reitor-Mor conta com você, nós seus irmãos precisamos de sua paternidade, sabedoria e santidade, e os jovens e leigos de sua presença animadora e formadora!

Fraternalmente,

Pe. Damásio Medeiros

Manaus, 24 de julho de 2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀