EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Novo Inspetor da ISMA

Alegrai-vos no Senhor. Repito, alegrai-vos!

Na aurora desse novo dia, 24 de julho, comemoração mensal de Nossa Senhora Auxiliadora, tenho, em nome do REITOR-MOR e do nosso Conselho Inspetorial, a grande satisfação de anunciar aos irmãos, à Família Salesiana e leigos o nome do NOVO INSPETOR DE MANAUS:

P. BENJAMIM MORANDO

Após a preparação e realização da consulta na Inspetoria, e o discernimento conduzido pelo P. Páscual Chávez, e seu Conselho, aprouve ao IX Sucessor de Dom Bosco, nomear o P. Benjamim para o serviço de animação e governo para o sexênio da Inspetoria São Domingos Sávio/Manaus, 2009-2015.

P. Benjamim é chamado para exercer esse serviço pela segunda vez, na nossa Inspetoria. É conhecido de todos, e conhece a maioria dos irmãos.

P. Benjamim, é italiano, mas assumiu a cidadania brasileira, como paraense. Nasceu em Camposampiero – Padova – Itália em 04 de Julho de 1943. Sua primeira casa salesiana foi o Aspirantado em Castello de Godego em 24/09/1950. Noviciado em Albare di Costermano de 15/08/1963 em 15/08/1964. A sua primeira profissão em Albare di Costermano em 16/08/1964 e a profissão perpétua no Colégio do Carmo em Belém/PA em 18/08/1970.
A ordenação diaconal aconteceu em Frascati em 19/01/1974 pela imposição de D. Aloysio Liverzani. E a ordenação Sacerdotal em Milão, Santo Ambrósio, em 28/06/1974 pela imposição das mãos de D. Luigi Oldani.

Ele estudou filosofia em São João del Rey/MG de 1965 a 1968 e fez tirocínio em Colégio Salesiano N. Senhora do Carmo em Belém/PA em 1969 e 1970. Estudou teologia em Roma na Università Pontificia Salesiana de 1971 a 1974.

ATIVIDADES:

1975: em Manaus/AM no Domingos Sávio foi Vice-Diretor, Conselheiro e Coordenador de Pastoral;
1977-1980: em Belém/PA no Colégio S. Nossa Senhora do Carmo foi Vice-Diretor, Conselheiro e Coordenador de Pastoral;
1981-1985: em Belém/PA no Colégio S. Nossa Senhora do Carmo foi Diretor;
1985: Foi Conselheiro Inspetorial
1986-1991: em Manaus/AM, na Casa Inspetorial, foi Inspetor;
1992: em São Gabriel da Cachoeira- Rio Negro/AM foi Ecônomo;
1993-1995: em Maturacá-Rio Negro/AM foi Encarregado;
1996-2004: em Iauareté-Rio Negro/AM foi Diretor, Ecônomo e Pároco;
2004-2009: em Manaus/AM na Casa Inspetorial é Ecônomo Inspetorial, Membro do CAEF, Coordenador da Comissão Inspetorial de Filantropia da Equipe Econômica e Equipe Administrtiva, Membro de Comissão Inspetorial de Obras Sociais e Comissão Inspetoria de Pastoral.

Nesses anos, tive a oportunidade de ter o P. Benjamim ao meu lado, no economato inspetorial. Superamos dificuldades, convergimos em decisões e ações. Ele sempre soube, embora sendo um ex-inspetor, ouvir, escutar e agir, segundo as orientações do P. Inspetor. De todo coração desejo a ele um fecundo e promissor serviço aos irmãos, animador de leigos e da Família Salesiana, em sintonia com a Igreja do Brasil e a da vida religiosa que pulsa nesse continente e na Amazônia, finalmente agradeço-lhe o serviço, muitas vezes árido, desempenhado no economato.

Agradeço também aos membros do Conselho Inspetorial que souberam nesses anos, formar um só coração com o Inspetor, e pensar, animar a agir em prol da missão nessa região. De modo especial, aos irmãos que estiveram comigo desde o início de meu Inspetorado: P. Francisco Lima, P. João Benedito, P. Cânio, e ao P. Benjamim, mas também o P. Sadeck, P. Reginaldo e P. José Raimundo. E tive também a oportunidade de ter no Conselho, o P. Mendonça, P. Bira, P. François, e Sr. Gulli. E todos nós, membros do Conselho Inspetorial, com o sentimento de missão quase cumprida, reafirmamos nosso sentido de pertença à Inspetoria e de disponibilidade obediencial ao novo Inspetor.

A tomada de posse do novo Inspetor, acontecerá no dia 29 de setembro, às 19h00, em Manaus, Igreja de São José – Centro, durante a celebração Eucarística, presidida pelo Reitor-Mor e com a presença de seu Vigário, dos Inspetores da nossa Região Cone Sul, dos irmãos e da Família Salesiana da Inspetoria.

Ao P. Benjamim caberá nos preparar para celebrar o centenário da presença salesiana na Amazônia e ao bicentenário dos nascimento de Dom Bosco, além de um calendário salesiano ricamente estimulador para a nossa fidelidade a Dom Bosco e aos jovens.

P. Benjamim, meu ecônomo inspetorial, o Reitor-Mor conta com você, nós seus irmãos precisamos de sua paternidade, sabedoria e santidade, e os jovens e leigos de sua presença animadora e formadora!

Fraternalmente,

Pe. Damásio Medeiros

Manaus, 24 de julho de 2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀