Todo dia 24 do mês acontece a Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, na Capela do Salesiano do Trabalho. Neste mês de setembro, a Novena foi especial porque teve a presença da imagem peregrina do Círio de Nazaré.
A Capela estava repleta de fiéis e devotos de Nossa Senhora. Ano passado, quando veio pela primeira vez, a imagem peregrina só esteve pela parte da manhã e somente nos ambientes do Salesiano do Trabalho. Este ano, ela chegou às 17h e ficou até às 21h.
A celebração foi contagiante. Os alunos, das diversas séries, fizeram um corredor humano no meio da Capela e participaram, com toda a comunidade presente de toda a celebração, com cantos, animações e devoção.
Uma das ícones da Capela, a Cooperadora Salesiana e Catequista Lena Kátia Pamplona, viveu um momento único na sua vida de fé: “Do momento em que a imagem entrou na Capela até o término, sentia-se uma energia muito positiva por todos que ali estavam”, testemunha Lena Kátia.
A Dama Salesiana Maria Perpétua Reis da Silva que também trabalha no Salesiano, viveu com emoção a presença da imagem peregrina: “Vim com toda a minha família, inclusive a minha mãe veio de São João da Ponta para participar. Foi tudo lindo. Nossa Senhora é minha mãe auxiliadora desde pequena”, contou a Dama, que juntamente com suas filhas e sobrinhas, sempre participam da Novena.
Algumas pessoas tiveram o privilégio de acompanhar a imagem pela Obra e depois na Novena. Foi o caso da Pedagoga Vívia de Castro. Ela teve a oportunidade de rezar e de tocar no manto com mais calma. Entre lágrimas e preces, Vívia manifestou sua devoção filal para com a Virgem de Nazaré.
O casal Paulo e Zeneide Campbell viveu um momento único nesta Novena, pois conduziu imagem de N. S. de Nazaré que permanecerá em todas as celebrações do Salesiano do Trabalho. O casal foi quem patrocinou o manto da santa para a comunidade.
Ao término da Novena, todos puderam chegar perto da imagem peregrina, tocar no seu manto e fazer suas preces à Virgem de Nazaré. Num sentimento de fé, muitos doentes estavam ali para agradecer a recuperação da saúde e o êxito do tratamento que fazem. No final, a gratidão estava estampada no semblante de todos os fiéis que participaram da Novena e que sentiram de perto o fervor da devoção à Virgem de Nazaré, a Auxiliadora dos Cristãos!