No dia 15 de agosto, solenidade da Assunção de Nossa Senhora e véspera do aniversário de nascimento de Dom Bosco, a Missão Salesiana de Iauaretê distrito de São Gabriel da Cachoeira/AM, preparou uma bela festa para a bênção e inauguração da nova casa de acolhida. A festividade contou com a presença do presidente da Missioni Don Bosco-Turim/IT, irmão Giampietro Pettenon, do Vice-Inspetor, padre Felipe Bauzière, do Ecônomo inspetorial, padre Franciclei Borges e do padre Roberto Capelletti, que foi diretor da Missão e idealizador do projeto.
O dia festivo iniciou com a acolhida dos convidados que foram recepcionados pelos moradores e pela comunidade salesiana ainda na pista de pouso em Iauaretê, no período da tarde aconteceu o oratório festivo com a presença das famílias, jovens, crianças e adolescentes. Ainda pela tarde foi a vez das comunidades apresentarem seus costumes e ritos através de apresentações culturais, momento muito rico onde cada comunidade expressou gratidão pelo trabalho feito pelos salesianos ao longo de tantos anos. Os convidados foram agraciados com lembranças típicas e com felicitações das comunidades.
Padre Felipe, vice inspetor, agradeceu em nome do inspetor e da Inspetoria, a acolhida do povo de Iauaretê, aos salesianos da comunidade, colaboradores e benfeitores, parabenizou a população pelo envolvimento com a Missão na qual todos se fazem presentes e que colaboram de maneira direta na evangelização.
Em seguida aconteceu o momento solene da bênção e abertura da casa de acolhida, momento especial partilhado por todos, padre Felipe fez a bênção da casa e em seguida padre Roberto e o irmão Giampietro, fizeram o ato de abertura da casa que tem o nome de “casa salesiana e casa de acolhida” padre Norberto Hohenscherer, missionário salesiano que trabalhou muito tempo em Iauaretê e faleceu nas águas do rio Uaupés. “É um sonho que foi cultivado durante cinco anos e agora pode ser realizado graças à ajuda de “Missioni Don Bosco” e de outras Instituições de caridade e Benfeitores, a casa está pronta para receber a comunidade salesiana; os aspirantes e as crianças desprotegidas; disse padre Roberto que destacou também o grande trabalho de Carlinhos Dias, que foi o responsável pela a obra.
A festividade foi encerrada no dia 16/08, com missa solene na comunidade São João Bosco onde o povo se reuniu para celebrar o nascimento de Dom Bosco, a celebração contou ainda com batizado, partilha dos alimentos e encerrando a noite com o oratório festivo.
Nota: O não uso de máscara no distrito de Iauaretê se dá a população que há meses não registra casos da covid e a vacinação em massa da população indígena. Seguindo as normas sanitárias, os convidados que chegaram para as festividades fizeram teste da covid antes da viagem.